Prefeitura formaliza gestão do Parque Tecnológico de Piracicaba
Contrato assinado pelo prefeito Helinho Zanatta marca início de um novo ciclo, tendo o Pecege na gestão do PTP a partir de 1º/12
O prefeito Helinho Zanatta assinou hoje o contrato que oficializa o Pecege como entidade gestora do Parque Tecnológico de Piracicaba
O prefeito Helinho Zanatta assinou hoje (2) o contrato que oficializa o Pecege como entidade gestora do Parque Tecnológico de Piracicaba (PTP). Dessa forma, a instituição assume a responsabilidade integral pela administração, operação, conservação, manutenção de bens públicos afetos ao objeto, desenvolvimento institucional e expansão do PTP, inclusive no âmbito nacional e internacional, além da realização contínua de atividades correlatas à inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia no município de Piracicaba.
“O Parque Tecnológico é uma das ferramentas do desenvolvimento de Piracicaba e um instrumento fundamental para projetar a cidade para o futuro. Com a chegada do Pecege à gestão, a partir de 1º/12, damos um passo decisivo para consolidar o parque como uma referência em inovação, pesquisa e empreendedorismo. Esse novo ciclo, representa uma verdadeira mudança de patamar: transforma o parque em um equipamento estratégico para impulsionar a economia, gerar novas oportunidades de emprego e renda e garantir que Piracicaba se afirme cada vez mais como uma cidade metropolitana, preparada para os desafios da próxima década”, salientou Helinho.
Além do Parque Tecnológico, a instituição gestora será responsável também pelos seguintes equipamentos públicos vinculados: Núcleo do Parque Tecnológico, que é a sede administrativa e de governança do Parque, contendo boxes empresariais, auditório, salas de reunião, capacitação e laboratórios; Container Park Lab, ambiente anexo, com estrutura destinada à instalação de unidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, prototipagem e demonstração de soluções inovadoras.
“Para o Pecege, assumir a gestão do Parque Tecnológico é, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma enorme oportunidade. Esse compromisso reforça duas das nossas principais missões: disseminar conhecimento de qualidade e, no caso específico do parque, estimular o surgimento de ideias inovadoras. Queremos criar um ambiente propício para que pesquisadores, empresários e investidores desenvolvam projetos que tragam benefícios não apenas para Piracicaba, mas também para o Estado e para o Brasil. Nosso objetivo é criar um ambiente propício para a atração de novas empresas, gerar empregos, renda e fortalecer a vocação de Piracicaba, que sempre se destacou pela pujança do agro, da indústria e agora também da saúde e da inovação”, reforçou Ricardo Shirota presidente do Pecege.
Conforme disposto no edital, não haverá aporte de recursos da Prefeitura para custeio; o objetivo é estabelecer uma entidade gestora responsável por captar recursos por meio de programas estaduais, federais e de receita própria. O termo de concessão e gestão terá vigência de 10 anos.
O procedimento de seleção considerou a proposta de trabalho que obteve a maior pontuação total, que foi calculada mediante a soma da pontuação auferida nos quesitos: atuação institucional na gestão ambientes de inovação; capacidade de articulação e parcerias estratégicas multissetoriais ativas; capacidade de Execução de iniciativas de Formação e Geração de Negócios na área de CT&I; capacidade de difusão tecnológica multissetorial e internacionalização; investimento realizado em infraestrutura física para CT&I; qualidade da proposta técnico-operacional; e estratégia de sustentabilidade financeira e contrapartidas.
“Com a assinatura deste contrato, o Parque Tecnológico inicia um novo ciclo sob a gestão do Pecege. Temos a confiança de que a experiência da instituição, aliada ao seu vínculo com Piracicaba, trará mais inovação e abrirá portas para novos investimentos e oportunidades para nossa cidade. O parque é um patrimônio estratégico para o desenvolvimento econômico e científico do município, e essa nova etapa vai reforçar seu papel como referência para empresas, pesquisadores e empreendedores”, completou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola.
O Parque Tecnológico de Piracicaba é empreendimento público de base territorial, articulado com políticas municipais, estaduais e federais de incentivo à inovação, funcionando como um vetor de desenvolvimento econômico sustentável, geração de empregos qualificados e internacionalização de soluções tecnológicas, integrando ainda laboratórios de pesquisa, hubs e incubadoras de empresas, instituições de ensino técnico e superior, instituições governamentais e não governamentais, indústrias de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e comércio e prestação de serviços de apoio à inovação.
Fundado em 2012, fica localizado na avenida Cezira Giovanoni Moretti, 600, no bairro Santa Rosa. O maior objetivo é tornar o PTP uma referência latino-americana nas verticais AgTech, BioTech, FoodTech e Bioenergia.
O encontro contou com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Thais Fornicola; do CEO e do presidente do Pecege, Daniel Yokoyama Sonoda e Ricardo Shirota, respectivamente; e do deputado estadual Alex Madureira.
APOIO ESTRATÉGICO – Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio entregou ao secretário estadual um plano de atuação para captar suporte estratégico e formalizar o Plano de CT&I de Piracicaba, com o objetivo de consolidar a cidade como referência nacional em bioeconomia regenerativa.