Prefeitura inicia atualização cadastral de imóveis e avança na modernização da gestão pública
Projeto de geoprocessamento viabiliza o trabalho integrado de todas as secretarias municipais
A Prefeitura de Piracicaba iniciou o projeto de geoprocessamento e georreferenciamento da cidade, garantindo um importante passo rumo à modernização e digitalização dos seus processos administrativos, atualizando completamente a base de dados territoriais do município.
O projeto, contatado via licitação, utiliza tecnologias de ponta, como levantamento aerofotogramétrico digital com altíssima resolução (6 cm), perfilamento a laser aerotransportado para geração de modelos tridimensionais da cidade, além de mapeamento móvel terrestre 360° em qualidade 12K. Esses recursos permitirão a criação de um banco de dados geográfico corporativo, integrado e atualizado.
O projeto vai viabilizar o trabalho integrado de todas as secretarias municipais, reunindo informações pertinentes para facilitar e agilizar a tomada de decisões, a atuação em pontos específicos e o monitoramento de áreas.
Dessa forma, a Prefeitura poderá reunir e cruzar informações estratégicas de áreas como tributação, saúde, educação, segurança pública, infraestrutura urbana e meio ambiente. A iniciativa possibilita a melhoria do planejamento, a otimização do uso de recursos públicos e o fortalecimento da tomada de decisão com base em dados confiáveis.
Além de ampliar a eficiência administrativa, o projeto fortalece a transparência e a integração entre as secretarias municipais, contribuindo para políticas públicas mais assertivas e serviços de maior qualidade para a população
GEOPORTAL – Neste Projeto está sendo desenvolvido um novo espaço digital para facilitar o acesso da população a informações sobre o município: o Geoportal. O objetivo é oferecer, de forma simples e transparente, mapas e dados geográficos que ajudam a entender melhor a cidade.
Por meio do Geoportal, qualquer cidadão poderá consultar mapas interativos com dados sobre saúde, educação, turismo, segurança, meio ambiente, entre outros temas. Será possível visualizar, por exemplo, onde estão localizadas escolas, postos de saúde ou pontos turísticos.
O sistema será acessado diretamente no site da Prefeitura, e poderá ser utilizado em computadores, tablets ou celulares. A navegação será fácil e intuitiva, com filtros por categoria, busca por nome e visualização detalhada de cada local.
Outro ponto de destaque é a análise detalhada das alterações urbanas identificadas por meio das imagens aéreas e do mapeamento móvel - a partir da análise destes dados poderão ser identificadas modificações urbanas em diversas regiões do município. Em muitos casos, essas mudanças podem envolver ampliações ou novas construções que ainda não constam no cadastro da Prefeitura.
Caso sejam identificadas divergências, os proprietários serão contatados para verificar e, se necessário, regularizar as informações cadastrais.
O consórcio contratado identificou que o último aerolevantamento feito na cidade foi em 2010. Diante disso, os principais pontos do projeto incluem a coleta de imagens da área urbana de Piracicaba e seus distritos, mapeamento imóvel com um veículo que vai percorrer toda a cidade e ainda treinamento e capacitação dos funcionários da Prefeitura que utilizarão diretamente o sistema.