Prefeitura inicia implantação do novo cartão de transporte público no dia 1º de outubro
Mudança melhora a tecnológica do sistema e a unificação das diferentes categorias de usuários
A partir do dia 1 de outubro, a Prefeitura de Piracicaba, dá início à mudança no sistema de bilhetagem eletrônica, implementando o novo cartão do transporte coletivo, denominado Pira Mobilidade, que vai unificar as diferentes categorias de usuários, garantindo mais eficiência e acessibilidade no transporte público coletivo.
Com o Pira Mobilidade, todos os usuários que precisarem solicitar a emissão de um novo cartão eletrônico, seja por motivo de perda, roubo, ou por substituição voluntária, terão a possibilidade de transferir automaticamente os créditos remanescentes de seus cartões antigos para o novo cartão. A medida abrange todas as modalidades de cartões, incluindo o Vale Transporte, Cartão Social, Cartão Escolar, Cartão de Idoso, e demais gratuidades previstas na legislação municipal e federal.
Além disso, a transferência de créditos será automática: o saldo presente no cartão antigo será integralmente migrado para o novo, sem a necessidade de que o usuário faça solicitações ou procedimentos adicionais, assim que trocar para o Pira Mobilidade.
O Departamento de Transportes Públicos da Semuttran reforça que essa mudança não trará nenhum prejuízo aos usuários, preservando seus direitos e assegurando a continuidade na utilização do serviço de transporte coletivo. A modernização, de acordo com a Pasta, atende a necessidade de garantir um sistema de transporte coletivo mais ágil, seguro e alinhado às novas tecnologias, facilitando o uso diário dos cartões do Pira Mobilidade, o que trará também maior robustez na segurança de dados e no controle de fraudes, beneficiando tanto os usuários quanto a gestão pública.
IMPACTO - A implementação do cartão Pira Mobilidade, segundo a Semuttran, reflete o compromisso da administração municipal com a melhoria do transporte público coletivo, buscando proporcionar um serviço mais eficiente, prático e compatível com as demandas tecnológicas atuais. Além de otimizar a operação do sistema de bilhetagem, a expectativa é que o novo modelo ofereça mais comodidade aos usuários, reduzindo o tempo de atendimento e garantindo maior segurança no uso diário dos cartões.
Essa modernização é mais um passo na estratégia da Prefeitura de Piracicaba de integrar tecnologia e serviços públicos essenciais, colocando o município na vanguarda da gestão de transporte coletivo no país.
SOLICITAÇÃO – Para solicitar o novo cartão, o usuário deverá comparecer até a loja da empresa Rápido Sumaré, que fica na praça Ennes Silveira Mello, ao lado da entrada do Terminal Central de Integração (TCI), munido do cartão atual e de documento de identificação.
A loja atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Mais informações no site www.piramobilidade.com.br.