Prefeitura investe em ações voltadas ao bem-estar animal
Unidade móvel e pista de caminhada para cães estão entre as benfeitorias realizadas pela Gerência de Bem-Estar Animal
A Unidade Móvel Veterinária passa por readequações para atender a legislação e deve ser habilitada em breve para atividades de castração e outros serviços. O veículo, inicialmente, atuará diretamente nos núcleos de gatos identificados na cidade, em parceria com os munícipes que colaboram com o manejo dos animais. Além da captura para castração, a unidade também terá caráter educativo, promovendo orientações sobre posse responsável, bem-estar animal e zoonoses.
A Unidade Móvel deverá, posteriormente, oferecer atendimento nas áreas periféricas e a zona rural, para os mesmos serviços.
Foi adequado também o espaço para os cães que vivem na Divisão de Proteção Animal. “Existia uma estrutura montada para os animais de grande porte que estão no Divisão Disque Animais, mas essa estrutura não era adequada. Por isso, transformamos o espaço em uma pista de caminhada e convivência para os cães que vivem aqui”, explicou o médico veterinário Mauricio Etechebere.
Há ainda um estudo em andamento para a implantação de pet park nessa área. Segundo Etechebere, o projeto está sendo estruturado conjuntamente com outras secretarias, com o objetivo de garantir um espaço que promova lazer e convivência, ao mesmo tempo em que fortalece o papel do setor no cuidado com os animais.
PALESTRAS – A Divisão de Proteção Animal também está realizando, em parceria com o Departamento de Orientação Pedagógica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, uma série de palestras sobre guarda responsável. As ações acontecem em escolas municipais até o mês de novembro. As palestras abordam deveres, obrigações e cuidados necessários com cães e gatos domésticos.
ADOÇÃO – A Divisão de Proteção Animal conta, atualmente, com cerca de 50 cães e 40 gatos disponíveis para adoção. Para conhecer os animais e iniciar o processo de adoção, é necessário entrar em contato pelo telefone (19) 3434-3888 (WhatsApp) e agendar uma visita. Após esse processo, é feita uma avaliação do interessado em adotar para garantir que cada pet (cão ou gato) seja encaminhado para um ambiente saudável, promovendo a posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar. A Divisão de Proteção Animal fica na rua dos Mandis, s/n, bairro Jupiá.