Prefeitura lança o aplicativo Pira SUS Digital
Evento foi realizado hoje (15) de manhã, no teatro do engenho; sistema promete agilidade e economia
O secretário de Saúde de Piracicaba, Sérgio Pacheco, disse hoje (15), em evento de lançamento do aplicativo Pira SUS Digital, no Teatro do Engenho, que o aplicativo demarca um novo momento para a gestão da saúde pública no município. “Estamos inaugurando um novo tempo”, afirmou.
O entendimento está relacionado ao desperdício de tempo e dinheiro dos usuários SUS para conseguir marcar uma consulta e fazer seus exames, uma vez que o sistema, como um todo, sempre foi desconexo e complicado.
“Essa deficiência vem de décadas. Agora teremos um sistema de saúde mais simples e rápido, que vai respeitar o tempo dos cidadãos”, garantiu Pacheco.
Dando sequência ao raciocínio do secretário, o prefeito Helinho Zanatta reforçou a tese ao dizer que a prefeitura está fazendo uma “revolução silenciosa” e “colocando a máquina pública de volta nos trilhos”.
Com os avanços da atual gestão no campo da Tecnologia de Informação (TI), segundo ele, em breve todos os prédios da prefeitura vão estar conectados em rede, permitindo o diálogo entre as secretarias e um trabalho integrado.
O prefeito disse também que a prefeitura possui 49 softwares que não se comunicam entre si, instalados na estrutura de gestão pública, o que dificulta a comunicação interna ao invés de melhorar. E o aplicativo Pira SUS Digital é um exemplo de solução para este problema generalizado, que tende a ser superado em cada pasta.
“Agora, os postinhos de saúde de cada bairro vão se comunicar com as UPAs e facilitar o acesso ao prontuário dos pacientes, trazendo também mais economia ao sistema, que desperdiçava recursos com duplicata de exames”, exemplificou.
Para a implantação do Pira SUS Digital, destacou Helinho, foi necessário um trabalho preliminar de ajuste de toda a rede de informática da prefeitura, que consiste em 400 quilômetros de fibra ótica, para conectar cerca de 5.000 computadores.