Prefeitura lança Orçamento Participativo 2025 e divulga calendário de plenárias
Processo é conduzido pela Secretaria de Cidadania e Parcerias; plenárias começam na terça-feira (10), para levantar propostas nas seis regiões da cidade
A Prefeitura de Piracicaba lançou ontem (3), no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, o Orçamento Participativo 2025. A ação reuniu autoridades, lideranças comunitárias, movimentos sociais, representantes de entidades civis organizadas e moradores da cidade.
Conduzida pelo secretário de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino, e pelo secretário-executivo da Pasta, Adriano Camargo, a atividade marcou o início do processo de escuta ativa da população para definição das prioridades dos investimentos públicos do município.
Durante o encontro, foram apresentados o funcionamento do Orçamento Participativo e o cronograma das plenárias territoriais, que começam na próxima terça-feira (10) e seguem até 2/7, abrangendo as seis regiões da cidade, incluindo a zona rural (confira abaixo o calendário das plenárias do Orçamento Participativo completo). Também foi divulgada a data do Congresso Municipal, que será realizado em 5/7, com local ainda a ser definido.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Finanças apresentaram aos participantes como funciona o processo do Orçamento Participativo, explicando o caminho que uma sugestão percorre - desde as plenárias até sua inclusão no orçamento municipal.
O secretário Paulo Nardino destacou a importância do Orçamento Participativo. “Ouvir a população é essencial, pois é dela que surgem os projetos que realmente fazem a diferença, e o prefeito Helinho Zanatta pediu a retomada desse projeto com prioridade. Nosso compromisso é com a gestão responsável e assertiva dos recursos públicos, sempre buscando fortalecer a participação popular”, afirmou.
Adriano Camargo também ressaltou a relevância da retomada do programa. “O Orçamento Participativo estava parado e era um anseio da sociedade que ele voltasse a acontecer. Convidamos todas as lideranças comunitárias e reforçamos a importância de que participem e mobilizem mais pessoas para as plenárias regionais”, disse.