Prefeitura oferece serviço de recolhimento de animais de estimação após o óbito
Novo serviço evita descarte irregular e promove cuidados responsáveis com animais
Prefeitura passa a oferecer serviço de recolhimento de animais de estimação após o óbito
A Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), passou a oferecer um novo serviço à população: o recolhimento e a destinação adequada de animais de estimação após o óbito. A iniciativa é para garantir procedimento seguro e respeitoso para a saúde pública e o meio ambiente.
Para o encaminhamento, o corpo do animal deve ser devidamente acondicionado em saco plástico resistente e entregue no Centro de Controle de Zoonoses, na Rua dos Mandis, s/n, bairro Jupiá. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 11 horas. No local, o responsável deverá preencher uma documentação simples para registro e controle da destinação.
Com essa medida, a Prefeitura oferece à população uma alternativa segura e gratuita, evitando o descarte irregular de animais em terrenos, vias públicas ou áreas impróprias — prática que pode causar impactos ambientais e riscos à saúde coletiva.
De acordo com a Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal, o novo serviço reforça o compromisso do município com o cuidado e o respeito aos animais, além de promover uma cidade mais limpa, consciente e saudável.