Prefeitura passa no teste em seu primeiro dia de retomada da gestão das UPAs Vila Cristina e Vila Sônia
Secretário de Saúde, Sergio Pacheco, visitou unidades e garantiu continuidade do atendimento durante a transição
Secretário conversa com funcionários na UPA da Vila Sônia
O primeiro dia de funcionamento das UPAs Vila Cristina e Vila Sônia, após a retomada da gestão pela administração municipal, transcorreu sem grandes intercorrências. O secretário de Saúde, Sergio Pacheco, esteve nas duas unidades pela manhã, conversou com funcionários e pacientes e reforçou que todas as medidas adotadas têm como objetivo garantir a continuidade do atendimento à população e assegurar as melhores condições possíveis para os trabalhadores. Outros integrantes das equipes de coordenação da Saúde também acompanharam a operação nas unidades.
As Unidades de Pronto Atendimento eram geridas pela OSS (Organização Social de Saúde) Mahatma Gandhi desde 17/05/2023 até 3/12/2025, quando a Prefeitura anunciou a rescisão do contrato após descumprimento de cláusulas pela entidade. A rescisão, realizada de forma consensual, teve como finalidade garantir segurança, regularidade e qualidade no atendimento à população.
A OSS responsável até ontem pela gestão das UPAS Vila Cristina e Vila Sônia foi alvo há aproximadamente quatro meses de uma intervenção judicial e segue sendo investigada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Como previsto na coletiva de imprensa que anunciou a decisão, a mudança de gestão provocou ajustes na rotina das duas UPAs. Para a retomada do fluxo regular de atendimento, houve mobilização de diversos setores da Saúde, incluindo informática, assistência farmacêutica e equipes administrativas.
Nas conversas com os funcionários, Pacheco reiterou que as contratações passarão a ser feitas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde e reforçou que, embora as pendências financeiras sejam responsabilidades da Mahatma Gandhi, a Prefeitura está atuando para garantir juridicamente que os trabalhadores recebam os devidos valores em atraso.
O conselheiro municipal de Saúde, Maicon Scarabel, também esteve na UPA Vila Cristina durante a manhã. “Desde que chegamos, tudo está correndo bem”, afirmou por volta das 9h.
“Nosso compromisso é assegurar um serviço contínuo, seguro e de qualidade. Toda a estrutura da Saúde está mobilizada para isso,” pontuou o secretário de Saúde.



