Prefeitura realiza evento com proprietários rurais da Bacia do Ribeirão do Marins
O objetivo é conversar sobre o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para preservação de mananciais (ribeirões, córregos e nascentes)
A Prefeitura de Piracicaba promove nesta amanhã (9), a partir das 8 horas, o evento Café, Viola, Prosa e PSA, no pesqueiro Sete Barrocas (estrada do Serrote, s/n), para receber proprietários rurais e apresentar o Programa Municipal de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). A iniciativa integra o calendário especial de aniversário de 258 anos de Piracicaba; a programação completa pode ser conferida no link https://abre.ai/pira258anos.
A realização do evento é uma parceria entre a Prefeitura e Semae, Agência das Bacias PCJ, Afocapi e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Podem participar produtores rurais dos bairros Nova Suíça, São Jorge, Volta Grande, Sete Barrocas, Pau Queimado, Monjolinho e região.
Além disso, a iniciativa faz parte das ações previstas em contrato de transferência, firmado entre o município, a Agência das Bacias PCJ e a Caixa Econômica Federal, que visa a mobilização de propriedades rurais nas microbacias do Ribeirão dos Marins e Ribeirão Congonhal para o desenvolvimento de ações voltadas à proteção de mananciais e nascentes no âmbito do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais de Piracicaba (PSA).
Do valor total de R$ 226.741,13, do contrato de transferência, há uma contrapartida de 25% do município, feito por meio do Fundo Municipal de PSA, coordenado pela Pasta e 75% dos Comitês PCJ – Cobrança Federal.
A ação está sendo conduzida pela empresa Maluna Soluções Ambientais, e reforça o compromisso do município e dos Comitês PCJ com a recuperação de nascentes, a segurança hídrica e o apoio direto ao produtor rural.
Instituído pela lei 8.013/2014, o PSA de Piracicaba consiste em um sistema de remuneração aos produtores rurais que desenvolvem práticas sustentáveis para preservação de rios e nascentes em suas propriedades localizadas na região das microbacias dos Ribeirões dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.
O incentivo à conservação e preservação de recursos hídricos já é executado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente desde 2018, quando o programa PSA teve início e esse ano está na sétima edição.