Prefeitura realiza mais uma reunião sobre projeto de cabeamento aéreo
Agenda é para alinhar operadoras e CPFL Paulista às diretrizes estabelecidas pela Lei Municipal nº 9.735/2022
A Prefeitura de Piracicaba realizou ontem (11) mais uma reunião de acompanhamento do projeto Piracicaba Cidade Modelo em Cabeamento Aéreo, para o cumprimento da Lei Municipal nº 9.735/2022. O encontro foi para que os responsáveis pelos fios e cabos instalados nos postes atendam à legislação, padronizando a instalação e manutenção de novos cabeamentos de energia elétrica e de telefonia, bem como façam a retirada dos cabos excedentes e, também, daqueles excedentes que estão inutilizáveis e seguem amarrados aos postes.
O projeto ganhou esta denominação em razão da evolução dos trabalhos e do compromisso da Prefeitura em buscar a excelência nos serviços públicos relacionados ao compartilhamento de infraestrutura da CPFL Paulista, responsável pelos postes no município. A iniciativa tem como foco a segurança da população, a melhoria da qualidade dos serviços prestados e o ordenamento visual das vias públicas.
As ações do projeto estão em andamento nos bairros Alto, Centro, Chácara Nazaré, Castelinho, Jaraguá, Novo Horizonte, Monte Líbano e Jardim Paraíso, além de intervenções emergenciais e programadas em outras regiões da cidade.
A reunião foi conduzida pelos engenheiros Rodrigo Loricchio Néia e Maurício Martins Terrin, ambos da secretaria, e contou com a presença do vereador Gustavo Pompeu, que em junho promoveu audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal. Também participaram representantes da CPFL Paulista e de diversas operadoras de telecomunicações que atuam no município.
Durante o encontro, os representantes das empresas relataram as ações que vêm sendo executadas, como a regularização de cabos, supressão de fiações inativas, tensionamento das redes, identificação padronizada e manutenção das reservas técnicas. Todos reafirmaram o comprometimento em dar continuidade às intervenções dentro do cronograma estabelecido.
Segundo Néia, o engajamento do grupo de trabalho é essencial para o avanço do projeto. “Temos a consciência de que é uma longa jornada, mas dia a dia, com o empenho de todos deste grupo de trabalho, que se solidifica cada vez mais, chegaremos ao objetivo deste projeto. O grupo está alinhado em prol de Piracicaba”, afirmou.
O vereador Gustavo Pompeu destacou a importância da articulação entre a Prefeitura e as operadoras. “Já é possível observar avanços concretos no ordenamento dos cabos na cidade, o que demonstra a efetividade da iniciativa conduzida pela Prefeitura”, disse.
Entre as próximas metas estão a coordenação das obras de substituição ou remoção de postes, o compartilhamento do banco de dados de redes com o geoprocessamento da Prefeitura, o estudo de alteração da legislação municipal para prevenir furtos de cabos, a integração com o departamento de arborização e a atenção a pontos suscetíveis a queimadas.
Os munícipes também podem colaborar com o projeto Piracicaba Cidade Modelo em Cabeamento Aéreo, entrando em contato pelo SIP-156 para informar pontos da cidade onde há cabos soltos, em excesso ou que apresentem risco à segurança.
O GRUPO – O projeto Piracicaba Cidade Modelo em Cabeamento Aéreo é conduzido de forma integrada por diversas instituições e empresas que atuam no município. Fazem parte do grupo: Prefeitura Municipal de Piracicaba; Câmara Municipal de Piracicaba; CPFL Paulista; Multi System/Multi Connect/Hard Skills Telecom; Vivo/GVT/TEL; Net Turbo; MZL Telecom; Wimax Net; SRG/Funny Telecom; Vero/America Net/Baytweb; Wikifibra; TVM Guedes Telecom; Serget/Fraga de Medeiros; Claro; Tim; Algar; Desktop/Fasternet/Snell/Friz Telecom/Info Help Telecom; Infoarte Fibra; Portal Queops; RTI Network; Alper Energia; Luctec Fibra/RVA Telecom; Infotec; Net Sitel; SSTEL Telecom; e Fioravante Telecom.