Prefeitura reforça estrutura da canalização do córrego Itapeva, na altura do CCP
Projeto contempla a substituição de trecho de galeria no curso d’água, por necessidade de segurança contra riscos de colapso das estruturas existentes
A Prefeitura de Piracicaba segue com as obras de construção e reforço estrutural em trecho de galeria do córrego ltapeva, em área que pertence ao Clube de Campo de Piracicaba (CCP).
O projeto contempla a substituição de trecho de galeria no curso d’água, por necessidade de segurança contra riscos de colapso das estruturas existentes. Por isso, as obras incluem demolição e reconstrução de novo trecho, de 86 metros de extensão.
A área foi afetada por uma grande erosão, causada por chuvas intensas que prejudicaram a galeria existente, que já é bastante antiga. Por isso a opção de construir uma nova galeria, paralela à que existe e que será inutilizada.
O sistema compreende trecho de galeria pré-moldada com maior capacidade de vazão sem impactar criticamente as dimensões locais, adotando trecho paralelo de galeria em aduelas de 2,5m x 2,5m. O sistema terá capacidade de vazão de 72,34 m3/segundo. Também está sendo construído poço de deflexão, com nove metros de diâmetro, que servirá como conexão entre as novas aduelas e a parte antiga do canal da galeria.
A bacia do córrego Itapeva tem uma área de drenagem de 788 hectares; o córrego foi canalizado em meados dos anos 1950, tendo um trecho, ao longo da avenida Armando de Salles Oliveira, com canalização fechada e, na avenida 31 de Março, a céu aberto.