Prefeitura vai entregar 6.500 próteses dentárias
Mutirão da Prótese Dentária inclui consultas em horário estendido e aos fins de semana e feriados e vai atender pessoas que esperavam na fila desde 2021
Até o final de 2025, a Secretaria de Saúde vai entregar mais de 6.500 próteses dentárias totais ou parciais para pessoas que esperavam na fila do SUS desde 2021. O Mutirão da Prótese Dentária faz parte de uma ação organizada para zerar filas de pessoas que esperam por este tipo de atendimento desde 2021.
Levantamento da Secretaria de Saúde aponta que para a prótese total, há 1.911 pessoas na fila e para a parcial, 4.657, totalizando 6.568 pacientes. A intensificação do processo de fornecimento das próteses começou em julho, quando teve início a triagem dos pacientes que estão aguardando na fila de espera. Em agosto, começou a moldagem e as primeiras próteses devem ser entregues a partir de setembro.
O prefeito Helinho Zanatta destacou a importância da ação. “Esse mutirão é um exemplo de gestão eficiente, que olha com atenção para quem mais precisa. Devolver o sorriso para milhares de piracicabanos é devolver autoestima, dignidade e qualidade de vida. Estamos trabalhando para que ninguém fique para trás”, disse o prefeito.
“Tínhamos uma estrutura para fazer apenas 120 próteses por mês. Para conseguir zerar a fila, foi montada uma estratégia de mutirão que aumentou de 2 para 4 cadeiras para atendimentos no horário regular. Também foram disponibilizadas mais 8 cadeiras em horário estendido – das 17h às 21h de segunda a sexta – e aos finais de semana e feriados – das 8h às 17h”, conta Fernanda Bado, coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde.
Os atendimentos começam na Atenção Básica. Os pacientes que já estão na fila de espera são convocados para triagem e, se identificada necessidade antes da prótese, como extração, restauração ou limpeza, por exemplo, os procedimentos são adequados para que o paciente esteja apto para moldagem.
Gerente do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Lilian Perianês, destaca a importância de o paciente realizar todas as etapas até a prótese ficar pronta. “Os processos, que envolvem moldagem, etapas laboratoriais, provas e ajustes, levam um tempo. Precisamos da adesão do paciente para garantir um bom resultado, esperado por todos os envolvidos”, afirma.
AUTOESTIMA EM ALTA - A realização do Mutirão de Prótese Dentária representa mais do que um atendimento de saúde bucal: é a garantia de autoestima, dignidade e qualidade de vida. Com a entrega das próteses, homens e mulheres que antes conviviam com dificuldades para se alimentar, falar e até mesmo sorrir em público, agora podem retomar sua rotina com confiança.
“A saúde começa pela boca e o sorriso vai muito além da estética, garante confiança e muitas vezes, um atestado de dignidade”, pontua o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco. Para ele, este trabalho realizado pelo município reforça o compromisso de investir em ações planejadas com foco na qualidade de vida da população. “O direito de sorrir com segurança deve estar ao alcance de todos”, afirma.
EXPECTATIVA – Rosemeire Zampaulo, 58, estava no CEO hoje, sexta-feira, 22/08, para fazer o molde de sua prótese. Na fila desde 2022, ela conta que a falta de alguns dentes a incomoda. “Estou feliz com este atendimento e espero poder a voltar a sorrir sem nenhuma vergonha”, disse.