Prefeitura vai realizar visita técnica a imóveis que possam abrigar o IML em Piracicaba
O objetivo é garantir que todos os atendimentos do IML sejam mantidos na cidade enquanto o prédio atual, no Jardim Primavera, passa por reforma de responsabilidade do Estado
O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, e representantes do Instituto Médico Legal (IML) definiram, em reunião na tarde desta quinta-feira (14), a realização de uma visita técnica a imóveis do município que possam abrigar o serviço de necropsia.
O objetivo é garantir que todos os atendimentos do IML sejam mantidos na cidade enquanto o prédio atual, no Jardim Primavera, passa por reforma de responsabilidade do Estado.
Participaram do encontro o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, o deputado estadual Alex Madureira, os representantes do IML Vicente Von Glehn, diretor do Núcleo de Perícias, Helton Carlos de Almeida, médico legista-chefe, e Daniel Cançado, médico legista; e o vereador Wagner Oliveira, o Wagnão.
“Essa visita técnica vai servir para avaliar os imóveis que temos disponíveis no município e assim, poderemos agilizar o recurso junto ao Estado e garantir que a reforma do espaço atual não atrase”, afirmou.
O médico legista-chefe do IML, Helton Carlos de Almeida, apontou as necessidades estruturais que o novo espaço precisa ter. “O imóvel precisa atender às exigências técnicas do serviço e precisa ter sala de exame clínico, anexo para exame sexológico, banheiro, copa e sala de arquivo”, explicou.
“O prazo para a saída do prédio atual é curto, então vamos buscar imóveis que demandem poucas adequações e possam receber o serviço o mais rápido possível. O ideal é encontrar uma unidade que possa ser exclusiva para uso do IML”, explicou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco.
O deputado estadual Alex Madureira reforçou o empenho para manter o serviço no município. “Estamos em contato direto com o Governo do Estado para encontrar uma solução imediata. Nosso objetivo é evitar que o serviço seja retirado de Piracicaba e garantir que as adequações necessárias no prédio sejam feitas o quanto antes”, ressaltou.
HISTÓRICO – Em comunicado enviado neste mês, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que os exames clínicos continuarão sendo realizados em Piracicaba, mas as necropsias passarão a ser feitas em Americana até que o imóvel atual, localizado na avenida Marechal Castelo Branco, no Jardim Primavera, seja reformado. Desde então, a Administração Municipal vem bsucando alternativas e articulando soluções para manter o serviço na cidade.