Primeiro longa-metragem filmado em Piracicaba ganha digitalização em 4k
O filme será exibido de forma gratuita no dia 21 de novembro, às 19h30, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central
'Piracicaba' é considerado o primeiro filme longa-metragem produzido em Piracicaba, projetado em 1922. Tem 120 minutos, em película 35mm nitrato, que mostra lugares da cidade e as pessoas da época. A obra foi resgatada e restaurada pela produtora local Urgência Filmes, que o digitalizou em 4K.
O filme será exibido de forma gratuita no dia 21 de novembro, às 19h30, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central.
No evento, a trilha sonora de 'Piracicaba' será tocada ao vivo e haverá, após a exibição, um bate-papo entre produtores e público.
O projeto, nomeado Piracicaba 1922, foi realizado com recursos da Lei Paul Gustavo, pela produtora audiovisual Urgência Filmes, com direção-geral de Thiago Altafini e produção de Carol Alleoni.
O escaneamento/digitalização, conta Thiago Altafini, foi realizado pela Cinemateca Brasileira e a restauração digital pelo laboratório Cinecolor Digital.
Além da restauração, também foi produzido pela Urgência Filmes um documentário sobre o processo e o contexto histórico do filme. A trilha sonora nasceu de uma pesquisa sobre compositores locais e músicas da época. Essa parte foi realizada por músicos e produtores musicais da cidade, organizados pela Apache Records e Miolo Musical.