Projeto Conecta Leite e Queijo é lançado em Piracicaba e visa o impulsionamento da cadeia leiteira na região
Cerimônia aconteceu na segunda-feira (28) e reuniu prefeituras, produtores, entidades e instituições parceiras
O secretário Maurício Perissinotto declarou que o programa tem tudo para render muitos frutos
Com o objetivo de impulsionar a qualidade, a produtividade e a rentabilidade da cadeia leiteira na região, a Prefeitura de Piracicaba lançou na noite de segunda-feira (28) o projeto Conecta Leite e Queijo. O programa é inédito na região e vai oferecer capacitações e acompanhamento gratuitos aos produtores locais.
O lançamento oficial do programa aconteceu durante um jantar no Pecege, que reuniu produtores, entidades e instituições parceiras. Também celebrou o Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho.
A realização do projeto é da Prefeitura de Piracicaba em parceria com a Prefeitura de São Pedro, Sebrae-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Cooperativa de Produtores Agropecuários do Município de São Pedro (Coopamsp), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Defesa Agropecuária, Clínica do Leite, Coplacana, Pecege e Instituto de Zootecnica de Nova Odessa.
No lançamento, esteve presente o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Piracicaba, Maurício Perissinotto. “Já era o intuito do prefeito Helinho Zanatta trabalhar com os produtores dessa cadeia produtiva tão importante para o nosso município. O projeto começou como uma ideia e foi crescendo. Hoje temos muito orgulho de fazer o lançamento oficial no Dia do Agricultor. É um programa que tem tudo para render muitos frutos”, destacou.
O prefeito de São Pedro, Thiago Silva, disse que o objetivo é levar conhecimento aos agricultores. “Quando a gente fala em Região Metropolitana de Piracicaba, é isso que significa essa integração. É um ganho para toda a nossa região, e a gente quer, com a expertise de todos os parceiros envolvidos, poder ampliar esse trabalho. Temos muito a aprender, a crescer, e por isso fazemos questão de participar, para ampliar os horizontes e crescermos juntos”, complementou.
O programa não tem custo para os produtores e vai oferecer acompanhamento individualizado, orientações técnicas e cursos de formação práticos. A intenção é possibilitar, ainda, acesso direto a especialistas, além da interação com outros produtores e compradores.
“A ideia é ofertar para o produtor rural de leite, alternativas para que ele aumente a qualidade técnica do produto, e consiga melhorar o preço no mercado. Além disso, que ele também tenha alternativas de comercialização com derivados do leite, que são os queijos”, explicou o analista de negócios do Sebrae-SP, Renan D’Aragone.
Também estiveram presentes no lançamento do projeto, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro Júnior; o gerente regional do Sebrae-SP, Fabio Gerlach; e representantes das demais entidades parceiras e do Concurso Internacional de Queijo.
QUEIJOS PREMIADOS – Uma das empresas participantes do projeto em Piracicaba é a Queijos Cairol, que atua no ramo há cerca de oito anos. Os proprietários Carlos e Claudia Oliveira estão empolgados com as capacitações técnicas. “São dois segmentos dentro do projeto, que é o cuidado com os animais, que é uma grande preocupação nossa desde o início já que somos zootecnistas, e a outra parte de produção do queijo, refinamento, maturação. É uma sequência toda que é muito importante”, afirmou Claudia.
“Eu achei muito legal que o final do projeto é você tentar trabalhar um queijo para disputar um campeonato mundial. Estamos saindo daqui bastante entusiasmados”, completou Carlos. O casal enviou três queijos para o Prêmio Queijo Brasil, em 2025, e os três receberam premiações, sendo um ouro e duas pratas. (Com informações do Sebrae-SP)