Projeto de georreferenciamento e modernização administrativa avançam
Mapeamento aéreo e terrestre de Piracicaba já está concluído e o Geoportal será disponibilizado à população em breve
A Secretaria Municipal de Finanças de Piracicaba está em fase avançada com o projeto de geoprocessamento e georreferenciamento que vai modernizar a gestão pública ao reunir, em uma única plataforma, dados geoespaciais e administrativos do município.
A iniciativa é considerada estratégica para a administração municipal, pois contribui para tomadas de decisões mais rápidas e assertivas, amplia a integração entre secretarias e promove maior transparência para a população.
Entre as etapas já concluídas estão o levantamento aerofotogramétrico digital da área urbanizada e das regiões adjacentes, com imagens de alta resolução, o perfilamento aerotransportado a laser (LIDAR), a geração de ortofotos, a modelagem digital do terreno e da superfície, além do mapeamento móvel terrestre, que cobriu 2.100 quilômetros lineares no município.
Essas tecnologias permitiram atualizar a base territorial de Piracicaba com imagens aéreas e panorâmicas em 360º, fundamentais para a atualização do mapa digital urbano.
Até o momento, foram concluídos e aprovados, após rigoroso controle de qualidade, segundo a prefeitura, mais de 42 mil cadastros imobiliários nos setores já priorizados. Com isso, todas as secretarias municipais passarão a ter acesso direto e ágil às informações atualizadas do território, como a nova ortofoto, ferramenta que auxiliará no planejamento e execução de políticas públicas.
O projeto de georreferenciamento permitirá à Prefeitura integrar o trabalho de todas as secretarias municipais em uma mesma base de dados, reunindo informações estratégicas que vão facilitar a tomada de decisões, orientar intervenções em pontos específicos e garantir o monitoramento de diferentes áreas da cidade.
Com o mapeamento dos equipamentos públicos já existentes, será possível identificar onde há lacunas na oferta de serviços como saúde, educação, segurança, infraestrutura urbana e meio ambiente, promovendo melhor planejamento, otimização dos recursos públicos e fortalecimento das políticas públicas com base em informações precisas e confiáveis.
PORTAL PÚBLICO – O Geoportal de Piracicaba também já está ativo em fase de testes internos e, em breve, será disponibilizado à população. Na plataforma, será possível consultar mapas interativos, limites territoriais, áreas de regularização fundiária (Reurb) e outros dados relevantes. Dessa forma, os cidadãos terão acesso facilitado a informações públicas e emissão digital de certidões, além de acesso remoto por dispositivos móveis, reduzindo a burocracia e incentivando a participação cidadã.
De acordo com a Secretaria de Finanças, o projeto segue agora com etapas de atualização do mapa digital urbano, digitalização de plantas e integração de sistemas. Na sequência, serão implantados recursos como a geração da base 3D do município, o Boletim de Informação Cadastral (BIC) in loco, notificações aos contribuintes e a central de atendimento. Servidores também passaram por treinamentos para utilizar as novas ferramentas.
Para a titular da pasta, Karla Lovato, o projeto consolida um salto na modernização da gestão pública. “Estamos estruturando uma ferramenta estratégica, que permite maior integração entre as secretarias, eficiência administrativa e transparência. Com o georreferenciamento, Piracicaba se coloca entre as cidades que investem em tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, disse.