Projeto de Thiago Ribeiro amplia tipos de veículos para serviço de táxi
"Piracicaba harmoniza-se com boas práticas de capitais e grandes municípios, estimula a inovação e aumenta a atratividade econômica do serviço"
Foto: Guilherme Leite
A Câmara Municipal de Piracicaba deve votar nesta quinta-feira (25) o projeto de lei nº 266/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), que amplia os tipos de veículos a serem utilizados no serviço de táxi no município, hoje restrito a carros convencionais.
“Ao incorporar picapes e elétricos ao rol de veículos elegíveis, Piracicaba harmoniza-se com boas práticas de capitais e grandes municípios, estimula a inovação, aumenta a atratividade econômica do serviço e eleva o padrão de qualidade para a população”, afirma o autor.
A matéria autoriza, portanto, o uso de veículos com caçamba, tipo picape e caminhonete para a atividade e também veículos híbridos e elétricos. Na justificativa do projeto, Thiago Ribeiro salienta que a proposta amplia as possibilidades para que os permissionários escolham, de forma voluntária e responsável, a configuração veicular mais adequada ao seu nicho de atendimento.
Segundo ele, Piracicaba tem demanda significativa ligada a atividades industriais, logísticas e do agronegócio, além de fluxos intensos de viagens interbairros e deslocamentos até aeroportos da região. “As picapes oferecem robustez de suspensão, maior altura livre do solo e capacidade de bagagem superior — atributos úteis em trajetos com trechos rurais, vias não pavimentadas, obras, eventos e deslocamentos com equipamentos volumosos”.
Em relação aos veículos elétricos, defende que há um movimento consolidado de modernização do serviço de táxi no Brasil. Cita ainda os benefícios ambientais, a transição energética, a redução de custos para os permissionários e a melhor experiência dos usuários.