Propostas da população ao Orçamento municipal de 2026 são entregues ao prefeito
Documento com 1.406 pedidos da população, coletados online pela Câmara de 5 a 30 de agosto, foi entregue ao Executivo na manhã de hoje (8)
O presidente da Câmara, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, o vice-presidente Rafael Boer (PRTB), e os vereadores Thiago Ribeiro (PRD), Gustavo Pompeo (Avante), Fábio Silva (Republicanos), Josef Borges (PP) e a vereadora Rai de Almeida (PT), além de assessores parlamentares e da Procuradora-Chefe da Procuradoria Legislativa da Câmara, Patrícia Kimura, participaram na manhã desta segunda-feira (8), no Centro Cívico, da entrega ao prefeito Helinho Zanatta (PSD) do documento que compila 1.406 pedidos da população em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 do município de Piracicaba.
Divididas em 15 categorias, as sugestões foram coletadas e compiladas pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Piracicaba, em parceria com a Procuradoria Legislativa, entre os dias 5 e 30 de agosto. A coleta foi realizada por meio de formulários disponibilizados na página da Ouvidoria do Legislativo, no site da Casa.
Foram registradas 793 manifestações e 1.406 pedidos, feitos por um total de 683 usuários únicos. Isso resultou em uma média de 2,06 pedidos por usuário, indicando que 683 pessoas registraram 793 manifestações, com um ou mais pedidos cada. Todos os registros foram feitos online.
As demandas do funcionalismo público municipal, como melhorias nos vencimentos e maiores valores no vale-alimentação, representaram 72,48% do total de pedidos. Em seguida, vieram as sugestões para a área da educação, com 86 pedidos, para a saúde, com 76, e para esportes e atividades físicas, com 75 pedidos. As demais áreas registraram entre 57 e 1 pedido.
Após entregar o documento ao prefeito, Relinho agradeceu aos envolvidos no projeto e destacou o papel da Câmara como receptor das demandas da população: “É uma Câmara não somente para dentro, mas uma Câmara para fora. É responsabilidade do Legislativo ouvir a população, já que ele é a porta de entrada de todos os projetos. E agora nós abrimos esse leque para que a população pudesse nos apoiar e nos indicar os projetos de acordo com a sua necessidade, e essa é uma grande potência que a Câmara tem agora, com mais esse caminho aberto para a população”.
Helinho Zanatta conversou com os vereadores presentes e informou que as propostas serão encaminhadas para análise pelas equipes técnicas do Executivo: “Tudo o que é contribuição que vem da população para o orçamento, a gente tem que avaliar, analisar e avaliar junto com o grupo técnico. Aquilo que for viável, técnica e economicamente, a gente vai, com certeza, considerar para o orçamento municipal de 2026. A gente tem que parabenizar a Câmara por essa entrega”.
Patrícia Kimura, Procuradora-Chefe da Procuradoria Legislativa da Câmara, também ressaltou o potencial deste novo canal de comunicação e frisou que todas as propostas foram encaminhadas para análise do Executivo, responsável pela elaboração da peça orçamentária:
“Hoje chegamos à etapa conclusiva deste projeto de recebimento das sugestões da população, com a entrega física deste documento, que também foi encaminhado eletronicamente à Prefeitura. É importante que a população saiba que todas as demandas recebidas, cada pedido realizado pela população, foram colocadas neste documento, que as recebeu de forma positiva e que serão analisadas pelas áreas técnicas do Executivo”, concluiu.