Inscrições para o 1º semestre do Prouni se encerram nesta quinta (29)
O preenchimento da inscrição é feito exclusivamente online
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do 1º semestre de 2026 podem ser realizadas até as 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira (29), exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni. A inscrição é gratuita.
O governo federal oferece anualmente bolsas de estudo, integrais e parciais, para pessoas que ainda não cursaram faculdade. A bolsa financia o pagamento de cursos superiores, para os selecionados, em instituições particulares de ensino. Portanto, o aluno não precisa devolver o valor recebido, que provém de verba do Ministério da Educação (MEC).
A consulta às vagas oferecidas pelas instituições privadas de ensino superior está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni. Os candidatos podem pesquisar as vagas de interesse por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta.
Inscrições
São requisitos para a inscrição:
• Ter completado o ensino médio;
• Ter participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025;
• Ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame;
• Não ter zerado a prova da redação.
A pré-seleção ao Prouni vai considerar a melhor média de notas do candidato em uma das duas edições do Enem.
No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não seja maior que o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 3 salários mínimos. Em 2026, o valor do salário mínimo é de R$ 1.621.
Esta edição do Prouni disponibilizará um total de 594.519 bolsas.
Resultados
Serão realizadas duas chamadas dos participantes pré-selecionados. O resultado da primeira chamada do Prouni 1/2026 será divulgado em 3 de fevereiro na página online do processo seletivo. A segunda chamada será divulgada em 2 de março.
Para saber mais sobre os critérios de classificação dos candidatos, acesse aqui.




