Prova do Saresp vai avaliar alunos da Rede Municipal
Mais de 7.200 alunos serão avaliados na terça-feira (18), nas disciplinas de língua portuguesa e matemática
O Saresp é voltado para os anos iniciais, realizado em formato impresso, com duração de 3h30, no horário de aula regular dos alunos.
A Secretaria Municipal da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplica na terça-feira (18), as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2025. Em Piracicaba, 7.235 alunos dos 2º e 5º anos do ensino fundamental da Rede Municipal participarão da avaliação.
O Saresp é voltado para os anos iniciais, avalia conteúdos de língua portuguesa e matemática, e é realizado em formato impresso, com duração de 3h30, no horário de aula regular dos alunos.
Como preparação, a Secretaria Municipal de Educação realizou, em agosto, uma formação com os diretores e coordenadores das escolas de ensino fundamental para orientar sobre a aplicação da prova. Na ocasião, foram abordados os procedimentos da avaliação, dúvidas foram esclarecidas e novos gestores receberam atualizações.
“A participação dos nossos estudantes no Saresp é fundamental para que possamos compreender, com precisão, como está o processo de aprendizagem na Rede Municipal. Esses resultados nos ajudam a planejar ações mais assertivas e garantir que cada criança avance com qualidade. Nosso compromisso é oferecer um ensino cada vez melhor, sempre com foco no desenvolvimento integral dos alunos”, afirmou a secretária de Educação, Juliana Vicentin.
QUALIDADE EDUCACIONAL - O Saresp tem como objetivo produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, auxiliando gestores no acompanhamento da qualidade educacional. Os resultados, previstos para o início de 2026, contribuem para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que mede a qualidade da educação nas escolas públicas paulistas e orienta ações pedagógicas para a melhoria contínua do ensino.



