Publicação do Sesc Piracicaba registra os modos e significados das manifestações da cultura popular tradicional na cidade
O livro é fruto de diálogos com integrantes de grupos e ativistas, possibilitando uma produção compartilhada de saberes, formatado em um livro paradidático
O livro Tradições Populares em Piracicaba: Um Pedaço do "Chão Encantado" apresenta as manifestações populares cultivadas em Piracicaba, como: A Festa do Divino, A Moda de Viola, Folia de Reis, A Congada, a Catira, O Batuque de Umbigada, O Samba-Lenço, Festa de Santa Olímpia, A Capoeira, Festa Junina, O Carnaval, O Maracatu, O Bumba-Meu-Boi e espaços de difusão das culturas tradicionais populares.
Será lançado sexta-feira, 1 de agosto, às 20 horas, o livro Tradições Populares em Piracicaba: Um Pedaço do "Chão Encantado", idealizado e produzido, a partir de 2023, pela equipe do Sesc Piracicaba, com pesquisas e textos do diretor teatral, ator e estudioso da cultura popular João Prata, supervisão de editoração, arte e redação, da pesquisadora da arte e cultura da América Latina Iara Machado. No lançamento, haverá a apresentação da Congada de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
O livro é fruto de diálogos com integrantes de grupos e ativistas, possibilitando uma produção compartilhada de saberes, formatado em um livro paradidático. O livro não estará à venda e será doado a escola e pesquisador.
"A importância do livro deve-se à forma como ele foi produzido, cujo fio condutor foi a ideia de uma produção compartilhada de saberes que vêm da pesquisa acadêmica e saberes que vêm dos mestres do ‘saber fazer’. Seguiu, assim, a lógica da ‘ecologia dos saberes’, que privilegia o diálogo entre várias intelectualidades legitimadas em suas diferentes metodologias, em seus regimes específicos de pensamento, misturando escrituras e oraturas", ressalta Iara Machado.
A ideia é que o livro paradidático seja trabalhado nas escolas da cidade, de maneira a fazer com que as novas gerações entendam os tempos e significados dessas manifestações de cultura popular tradicional. "O Sesc, com esta publicação, oferece aos professores e professoras subsídios para a compreensão das culturas tradicionais populares e costumes de Piracicaba para serem transmitidos para seus alunos. O livro traz alguns conceitos básicos como cultura, cultura popular, tradição, memória, património, que ajuda a refletir e entender o significado das manifestações das culturas populares tradicionais.", enfatiza João Prata.
O livro tem uma escrita palatável para todas as idades, com ilustrações do artista piracicabano Diógenes Moura e diagramação de Thiago de Barros. Além de trazer uma excelente bibliografia com indicações de leitura para quem deseja se aprofundar no conhecimento sobre as tradições e culturas populares.
"A obra oferece um retrato das diferentes manifestações das culturas tradicionais populares que ocorrem, atualmente, em Piracicaba. Das que nasceram em Piracicaba, das que nela chegaram de outras regiões do país, e das que nela se mesclaram fazendo de Piracicaba um pedaço do ‘Chão Encantado’, assim nominado pelo professor e pesquisador Ricardo Anastácio, o Médio Tietê, um lugar de terra fértil e rica, responsável pela dinâmica cultural da região, de onde brota uma identidade única e singular repleta de expressões culturais", lembra Iara Machado.
“Conhecer as tradições populares nos ajuda a entender o presente e refletir sobre futuro dessas tradições e costumes populares. Muitas tradições superaram preconceitos, violências, discriminações se tornando uma resistência e referência cultural. Os grupos tradicionais nos proporcionam, através da sabedoria dos seus ancestrais (incluindo de raízes negras e povos originários) que é passada por narrativas orais o entendimento de seus costumes, culturas e fazeres artesanais”, observam seus autores.
"O trabalho realizado pelo Sesc tem um valor incomensurável, à medida em que ele materializa o desejo de perenidade presente em toda produção cultural do ser humano. Mais ainda, em se tratando de aspectos da cultura popular, retratando a tradição, as crenças, os valores e os modos de fazer do nosso povo, que por motivos variáveis nem sempre receberam a devida atenção e, em alguns casos, se perderam no tempo.", reconhece João Prata.
Em 2008, o Sesc Piracicaba apoiou a criação do Fórum em Defesa das Tradições Populares de Piracicaba, na perspectiva de salvaguardar a memória, o tempo e a história das culturas tradicionais da cidade. Transformado em lei pelo Decreto Legislativo 13/2010, do ex-vereador Bruno Prata, o fórum colabora com a propagação dos legados das tradições populares que são impactados pelo processo de homogeneização da cultura através de palestras, debates, oficinas, intercâmbio entre os grupos de tradições populares.
"Prefiro entender o resultado deste trabalho não como ponto de chegada, para não encerrar nas páginas de um livro o vasto repertório cultural da cidade de Piracicaba e Região. Mas, é preciso tomá-lo como ponto de partida para novas pesquisas, para inspirar novos olhares e estimular as gerações de hoje e de amanhã ao conhecimento, ao respeito e ao engajamento.", comenta João Prata
"Trata-se, portanto, de um viva às culturas vivas de/em Piracicaba! Culturas vivas que, como água escorrem, produzem e reproduzem a vida para não deixar a utopia morrer!", conclui Iara Machado.
SERVIÇO
Lançamento
Tradições Populares em Piracicaba: Um Pedaço do "Chão Encantado".
Dia 01, sexta-feira, 20h.
Teatro. Livre