Quando um líder é desafiado
Saber gerenciar sua posição e dar respostas adequadas e rápidas à sua equipe demonstram maturidade
Por Alessandro Natal
Líder que precisa de seguidores deve procurar um psicólogo antes de assumir um posto de responsabilidade em uma empresa. Alimentar o próprio ego com bajulação é a última coisa que um profissional necessita.
Na linha contrária, a grande prova de fogo de um líder autêntico é provar que é capaz de conviver com pessoas que o desafiam no dia a dia. Saber gerenciar sua posição e dar respostas adequadas e rápidas à sua equipe demonstram maturidade.
Se suas posições são contestadas com fundamento, o exercício de lógica se eleva e o debate interno revela alto nível de compreensão da realidade, o que é muito bom para o desempenho das funções de cada um.
Mas se o posicionamento da equipe perde o vigor devido à falta de tato do líder para perceber que suas decisões não convencem, o problema se agrava.
Não adianta ele dizer que convive com pessoas difíceis, se ele próprio pode ser o princípio das dificuldades. Isso não significa a necessidade, necessariamente, de troca na condução. Mas sim, que o sinal de alerta está acesso.
A versatilidade para se superar e estabelecer um novo posicionamento é um grande mérito e um desafio constante, exigido de um líder autêntico.