Que parafusos você irá apertar? Parte 02: Parafusos da mente.
Segundo artigo de uma série sobre o futuro (e o presente) do mercado de trabalho
Leia a Parte 01 clicando aqui.
2. Os postos de trabalho mais solicitados, ou seja, as “tendências de trabalho em alta”, continuam sendo do tipo “apertar parafusos”, só que os parafusos agora são um pouco mais complexos e demandam formação de outro tipo.
É notório e sabido que a Revolução Industrial europeia, a partir do século XVIII, iniciou uma onda de padronização. Medir tamanho, volume, peso, área, era uma dor de cabeça para comerciantes que se propunham vender fora de suas regiões, havia milhares de medidas, uma em cada região da Europa. Ninguém queria mais depender, por exemplo, das medidas da mão do rei, que obviamente em cada país mudava de tamanho.
O que antes era feito pela ponta da espada – imposição de medidas, moedas, produtos – passou a ser feito por necessidade do comércio, auxiliado pelos novos conhecimentos científicos, que também dependem, mas ao mesmo tempo, se retroalimentam da padronização.
Não era bom para os negócios converter barris em galões e assim por diante, porque a equivalência nunca era exata e sempre alguém tomava na cabeça.Também era mais prático, mais rápido, que todo mundo fabricasse, e vendesse, produtos com as mesmas unidades de medida.
Por exemplo, como vender a implantação de ferrovias em todo o mundo, se as bitolas – largura dos trilhos – fossem diferentes? Compensava muito mais fabricar todas as peças do mesmo tamanho, para serem montadas como um quebra-cabeças. Facilitou a fabricação, a construção e a manutenção das linhas férreas.
Os cientistas ajudaram na tarefa, principalmente para organizar o inferno social que se instalou na França, e depois no resto da Europa, a partir da Revolução Francesa. Libras, onças-troy, polegadas, acres, galões saíram de cena e chegaram os quilos, centímetros, metros cúbicos com o sistema métrico decimal (SI).
Padrão é uma medida fixa. É um molde no qual se encaixa a fabricação de determinada peça, produto, ou um serviço. Para você entender melhor, vou explicar como se faz uma cocada.