Quinteto BrassUka participa de Jornada Erudita, no Engenho Central
Apresentação acontece no sábado (9), às 16 horas, no palco do projeto Bem-vindo ao Engenho, com entrada franca
Como parte do mês de comemorações do aniversário de Piracicaba, o público poderá prestigiar no sábado (9), às 16 horas, o concerto gratuito do quinteto de metais BrassUka, no palco do projeto Bem-vindo ao Engenho, no Espaço Cultural do Parque Engenho Central, próximo à entrada da passarela Pênsil.
A apresentação integra o projeto Jornada Erudita, uma iniciativa da Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com proposta de unir música clássica e popular em formato inovador. Confira a programação completa do aniversário de Piracicaba no link: https://abre.ai/pira258anos.
O concerto integra a proposta de democratizar o acesso à música clássica e instrumental por meio de uma jornada sonora que percorre diferentes épocas, estilos e regiões do mundo. O repertório é dinâmico, reunindo desde obras da música renascentista, como Earle of Oxford’s Marche e Canzona per Sonare Nº 4, até composições brasileiras consagradas, como O Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Carinhoso, de Pixinguinha.
A apresentação inclui ainda arranjos criativos como Só, de Tim Maia, um pout-pourri com sucessos do cantor, além de clássicos do jazz e blues, como Beale Street Blues e That’s A Plenty.
A apresentação tem coordenação musical do maestro Allan Caetano de Paula, que representa a Orquestra Paulista de Sopros no projeto e é responsável pela curadoria artística da Jornada Erudita. Os músicos do quinteto BrassUka também integram a formação da Orquestra. Para a apresentação em espaço aberto, o grupo será acompanhado por bateria na percussão, recurso pensado para dar mais peso, ritmo e impacto sonoro à experiência do público.
Com uma abordagem leve e divertida, o BrassUka busca desmistificar a música erudita, utilizando brincadeiras e a participação direta da plateia para criar uma experiência interativa e envolvente. Com mais de 400 apresentações em palcos de todo o Brasil, o quinteto é reconhecido por sua qualidade técnica e por transformar cada concerto em uma vivência musical marcante.
HISTÓRIA - Fundado em 2011, em São Paulo, o BrassUka é um quinteto de metais conhecido por sua versatilidade e irreverência, com repertório que vai de obras tradicionais a composições contemporâneas. As apresentações da Jornada são realizadas pela Fundação Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, instituição com mais de 100 anos de história, que retoma suas atividades como polo de formação e difusão da música clássica e da arte dramática.
O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e patrocínio da Raízen, de empresas do grupo Ribeiro Caram e da Alphapisos.
SERVIÇO – Projeto Jornada Erudita. No Parque do Engenho Central, palco do projeto Bem-vindo ao Engenho (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende, próximo à entrada pela passarela Pênsil). Sábado, 09/08, às 16h. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3403-2620.