Rápido Sumaré estuda compra de passagens para o Pira Mobilidade com cartões de débito e crédito
A empresa está avaliando junto à administração municipal as condições técnicas do atual sistema de bilhetagem para a atualização
O sistema de aquisição de bilhetes para o uso do transporte Público em Piracicaba ainda carece de alguns ajustes. Por exemplo, se a pessoa estiver em um Terminal de Integração e quiser abastecer seu cartão Pira Mobilidade, ela só consegue se tiver dinheiro em mãos. Não há outra forma. O sistema não aceita cartões e nem PIX.
Como hoje em dia as pessoas raramente andam com dinheiro, a limitação na forma de pagamento é um entrave, porque a compra está condicionada a ir a um terminal bancário e sacar o recurso. Se ela não tiver o recurso disponível no momento, nada feito. O que era para ser Pira Mobilidade tem o seu momento Pira Dificuldade.
O Viletim consultou a prefeitura sobre esta questão e obteve uma resposta positiva, porque a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes informou que a empresa Rápido Sumaré, responsável pelo transporte público coletivo do município, está avaliando junto à administração municipal as condições técnicas do atual sistema de bilhetagem para passar a aceitar cartões de débito e crédito.
“A Secretaria destaca que o maior volume de compra, que corresponde a 65% das vendas, é adquirido pelas empresas para os funcionários (vale-transporte) ou entidades assistenciais, ambos via pagamento em boleto. E 35% é adquirido diretamente com o motorista, através da venda a bordo, ou na aquisição de créditos sociais e escolares, nas bilheterias dos seis terminais de integração”, informou a pasta.
No caso, de compra no terminal de integração, que está o problema, porque ali só se adquirem os passes para o cartão Pira Mobilidade com valores mínimos definidos e em dinheiro. Mas, tudo indica, esta limitação está com os dias contados. A compra por PIX, no entanto, ainda não está contemplada nos ajustes previstos. Só serão aceitos em breve, se o sistema for atualizado, cartões de crédito e débito, num primeiro momento.
Ainda segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes, em agosto, foram vendidas mais de 1 milhão de passagens de todas as modalidades e, atualmente, existem cerca de 111 mil cartões habilitados em Piracicaba.
.