Representantes da Comunidade Renascer se reúnem com prefeito para tratar da ocupação irregular e do risco de despejo
Helinho Zanatta afirmou que o município estudará os aspectos jurídicos e orçamentários que envolvem a questão
"Na sexta-feira (21), representantes da Ocupação Renascer se reuniram com o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), para discutir a situação da comunidade e buscar alternativas para evitar a remoção forçada das famílias.
Durante a reunião, o chefe do Executivo afirmou que o município estudará os aspectos jurídicos e orçamentários que envolvem a questão, mas não garantiu nenhuma medida concreta até o momento.
Como encaminhamento, o prefeito colocou a comunidade em contato com o setor jurídico da prefeitura, que deverá apresentar um parecer sobre a viabilidade de ações dentro de 15 dias.
"A luta da Renascer é a luta de milhares de famílias pobres que são empurradas para a margem da cidade e tratadas como um problema, quando na verdade são vítimas de uma política que privilegia a especulação e não garante o direito básico à moradia”, disse Caio Garcia, advogado popular da Comunidade Renascer e da Organização Popular (OPA).
Segundo ele, “o que estamos exigindo é justiça social, e a mobilização da Comunidade Renascer é uma demonstração de que o povo organizado não aceitará ser invisibilizado.”
Consultada sobre a reunião, a Prefeitura de Piracicaba informou que recebeu os representantes da Comunidade Renascer, que apresentaram à Administração atual, iniciada em janeiro deste ano, a situação em que se encontram os procedimentos, bem como as dificuldades enfrentadas [para e manterem no local]. “Importante ressaltar que a comunidade está instalada em área privada”, afirma a nota oficial.