Reunião discute instalação de faculdade de Medicina da Unicamp em Piracicaba
O encontro marcou mais um passo nas tratativas para que Piracicaba receba uma faculdade de Medicina da Unicamp
Além do reitor, também participaram do encontro o chefe de gabinete Osvaldir Taranto, a pró-reitora de Graduação Mônica Cotta, o diretor executivo da DEAS Luiz Carlos Zeferino, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Cláudio Coy, e o diretor executivo do HRP/Unicamp José Roberto Matos de Souza, entre outros integrantes das equipes técnicas e institucionais
Na tarde de hoje (3), o deputado estadual Alex Madureira participou, ao lado do prefeito Helinho Zanatta, de uma importante reunião com o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, para tratar da vinda do Curso de Medicina para Piracicaba. O encontro ocorreu no Hospital Regional de Piracicaba Zilda Arns (HRP/Unicamp) e reuniu representantes da universidade, do poder público municipal e de instituições parceiras.
A reunião marcou mais um passo nas tratativas para que Piracicaba receba uma faculdade de Medicina da Unicamp, uma reinvindicação que tem sido pauta constante do deputado Alex Madureira, que tem atuado de forma articulada junto à Unicamp e ao Governo do Estado para viabilizar a proposta, que representa um avanço expressivo para a formação de profissionais de saúde.
Além do reitor, também participaram do encontro o chefe de gabinete Osvaldir Taranto, a pró-reitora de Graduação Mônica Cotta, o diretor executivo da DEAS Luiz Carlos Zeferino, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Cláudio Coy, e o diretor executivo do HRP/Unicamp José Roberto Matos de Souza, entre outros integrantes das equipes técnicas e institucionais.
A comitiva do deputado contou ainda com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Thais Fornicola, o gestor do Parque Tecnológico de Piracicaba, Daniel Sonoda, e o diretor da Fumep, Luiz Chorilli Neto.
Para Alex Madureira, o encontro foi produtivo e reforça o compromisso conjunto em transformar o projeto em realidade.
“Foi uma reunião muito positiva. Discutimos avanços importantes e reafirmamos o interesse comum de ampliar o acesso ao ensino público de qualidade na área da saúde. Piracicaba tem todas as condições para sediar essa faculdade de Medicina de excelência. Estou muito otimista”, afirmou o deputado.
O reitor da Unicamp, Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner, também destacou a importância da iniciativa:
“A criação da Escola de Medicina em Piracicaba atende a uma demanda antiga e se apoia na excelência já consolidada da Unicamp. A proposta de autarquização surge como uma oportunidade de fortalecer a universidade, expandir o ensino e integrar o sistema de saúde, com uma estrutura própria do Estado, sob a coordenação da universidade, como nos moldes da Unesp e USP. Esse movimento abre espaço para que Piracicaba avance conosco nesse projeto que representa uma importante ampliação da presença e do impacto da Unicamp na região.”



