Rotas Afro realiza roteiro gratuito aberto ao público em Piracicaba neste sábado, 18
Caminhada educativa e cultural contará com a participação do Mestre Zequinha
Julia Madeira durante atividade do Rotas Afro - Foto Evelin Albuquerque
O projeto “Rotas Afro Convida: Mestres e Grupos Culturais”, que é desenvolvido pela premiada iniciativa Rotas Afro, realiza no próximo sábado, 18/10, em Piracicaba (SP), caminhada educativa e cultural aberta ao público. O ponto de encontro é o Largo da Santa Cruz, às 9h, com finalização no Engenho Central, por volta das 11h.
As inscrições devem ser feitas a partir de link disponível no Instagram: @rotasafro. O roteiro, em que os participantes passam por importantes pontos e têm contato com a história negra da cidade, contará nesta data com a participação do Mestre Zequinha.
O “Rotas Afro Convida: Mestres e Grupos Culturais” é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O apoio é da Prefeitura de Piracicaba e da Secretaria de Cultura do município.
O projeto “Rotas Afro Convida: Mestres e Grupos Culturais” foi iniciado em agosto e tem o objetivo de valorizar a cultura negra e o patrimônio afro-brasileiro e levar sua importância à sociedade. Por meio do projeto, estão sendo realizados dez roteiros, em que os participantes passam por importantes pontos e têm contato com a história negra da cidade, narrada pela idealizadora e coordenadora do projeto, Julia Madeira, e também pela professora Marilda Soares, com a participação de diferentes mestres e grupos culturais.
“O ‘Rotas Afro Convida’ tem o objetivo de levar para as ruas e envolver os nossos mestres, que são parte fundamental da pesquisa do Rotas Afro. A ideia é criar dentro dos nossos roteiros um espaço de escuta dos mestres das mais variadas vertentes da cultura e, assim, levar a memória de diversas tradições aos nossos roteiros, de forma a possibilitar uma troca. É fundamental levar todo esse conhecimento para os jovens e possibilitar a continuidade dessas tradições. Os mestres vão conversar com o público que, muitas vezes, desconhece as suas raízes, a sua história e a história da cidade”, afirma Julia Madeira.
Rotas Afro
Premiado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), o Rotas Afro é um projeto dedicado ao reconhecimento das narrativas negras nos espaços urbanos do interior paulista. Atua em cidades como Piracicaba, Campinas, Rio Claro, Vinhedo e Sorocaba. Fundado em 2019, tem como objetivo contar as histórias negras desses municípios por meio de caminhadas culturais, turísticas e tecnológicas. Suas atividades incluem parcerias com escolas, empresas e roteiros abertos ao público.
SERVIÇO
Mais informações sobre o projeto Rotas Afro podem ser obtidas no Instagram (@rotasafro), Facebook e LinkedIn (Rotas Afro). O e-mail para solicitar informações adicionais é rotasafro@gmail.com