Roteiro Turístico Noturno no Cemitério da Saudade acontece nesta sexta-feira (14)
Atividade gratuita começa às 19h30; organizadores orientam doação de produtos de higiene pessoal
Evento terá participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro
O Cemitério da Saudade receberá nesta sexta-feira (14), às 19h30, mais uma edição do Roteiro Noturno, uma espécie de turístico guiado que evidencia histórias de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.
A atividade será conduzida por historiadores e guia de turismo, com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro. A realização é da Prefeitura, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade.
As inscrições estão esgotadas. Os organizadores orientam a doação de produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, para entrega a pessoas em condição de desproteção social.
Nesta visita, o público poderá ouvir sobre a vida e curiosidades a respeito de figuras como Zé do Prato, um dos principais difusores da cultura de rodeio no Brasil e autor do bordão “Seguuura, peão!”; Parafuso, que foi cantor de Cururu, manifestação musical da região Médio Tietê, e o personagem folclórico Nhô Lica, colecionar de pedras.
“Percebemos o interesse da população em participar do roteiro. As inscrições, geralmente, se esgotam rapidamente e desta vez não foi diferente. Limitamos o número de participantes justamente para que a atividade seja melhor aproveitada por todos. E é claro que já estamos planejando outras edições, para que as pessoas possam conhecer cada vez mais da cidade de uma maneira diferente, desmistificando o cemitério. Mais que um local de sepultamentos, é um espaço para muita aprendizagem a respeito de personalidades da cidade que lá foram enterradas, de arte cemiterial, de educação patrimonial”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia.
No roteiro, as informações são compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução será feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior e haverá participação especial dos atores Daniela Tonin, Gabriel Monndini, Matteus Cobra e Leonardo Ramos (músico), que integram a Cia. Metamorfose de Teatro, sob coordenação de Washington Poppi.
Para a visita, a recomendação é usar sapatos fechados apropriados para caminhadas e preferencialmente calça, além de lanterna. Em caso de chuva, o roteiro será remarcado e o aviso será feito nas mídias sociais da Secretaria de Turismo.



