Sábado Sem Câncer de Próstata oferece exames gratuitos no CECAN
Programa de prevenção promove saúde masculina e conscientização durante o Novembro Azul, com atendimento ao público no dia 15 de novembro, das 9h às 16h
Prevenção - homens atenderam ao chamamento do CECAN na última campanha de prevenção ao câncer de próstata
O Cecan – Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba – realiza, no dia 15 de novembro, das 9h às 16h, o Sábado Sem Câncer de Próstata, ação gratuita voltada ao atendimento da população masculina com idade a partir de 50 anos, 45 anos para quem tem histórico familiar da doença e 40 anos para homens negros com histórico familiar positivo.
A iniciativa integra a campanha Novembro Azul e tem como objetivo ampliar o acesso aos exames preventivos e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata – doença que registra cerca de 72 mil novos casos por ano no Brasil e cuja chance de cura pode chegar a 95% quando detectada precocemente.
O atendimento será realizado na unidade do Cecan, localizada na Avenida Independência, 953. Durante o evento, serão oferecidos até 500 exames gratuitos, por ordem de chegada, mediante a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível, em apoio aos programas sociais da Diocese de Piracicaba. Para participar, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência.
O programa é coordenado pelo médico oncologista Fernando Medina, diretor do Cecan, que destaca a agilidade no acolhimento. Segundo ele, ao chegar, os participantes passarão pela recepção, coleta de sangue para o exame de PSA e consulta médica com exame de toque retal – etapas que mobilizarão mais de 50 profissionais de diferentes áreas da saúde.
“O resultado sai em até duas semanas e aqueles participantes que apresentarem alguma alteração serão convocados para realizar ressonância magnética. Os casos positivos seguirão para biópsia e, se confirmado o diagnóstico, para tratamento”, explica Medina.
Ele ressalta o compromisso da instituição com a medicina preventiva e o cuidado com a comunidade, lembrando que o Sábado Sem Câncer foi pioneiro em campanhas de prevenção na cidade, ainda em 1997. “Nesta edição, com o apoio de importantes parceiros, reforçamos a importância do acompanhamento médico regular e da quebra de tabus relacionados à saúde do homem”, afirma o diretor, em agradecimento ao Laboratório Dasa, Santa Casa Saúde Piracicaba, Secretaria Municipal de Saúde e DRS X – Departamento Regional de Saúde.



