Sábado Sem Câncer de Próstata vai direcionar alimentos para a Diocese de Piracicaba
Coordenador da campanha oficializou doação durante encontro com o bispo diocesano
O médico Fernando Medina durante encontro com o Bispo Dom Devair de Araújo
O CECAN – Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba vai direcionar os alimentos a serem arrecadados durante a campanha Sábado Sem Câncer de Próstata para a Diocese de Piracicaba. A decisão foi comunicada ao Bispo Dom Devair de Araújo da Fonseca pelo médico oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN e coordenador da campanha, durante encontro na manhã desta terça-feira, 11, na Cúria Diocesana. “Gratíssimo pela generosa colaboração do CECAN, que auxiliará muito em os programas sociais da nossa Diocese”, disse Dom Devair.
A iniciativa social está diretamente ligada à ação de prevenção realizada pelo CECAN, que acontecerá no próximo sábado, 15 de novembro, das 9h às 16h, na unidade localizada na Avenida Independência, 953. Durante o Sábado Sem Câncer de Próstata, serão oferecidos até 500 exames gratuitos para homens a partir de 50 anos (ou a partir de 45 anos com histórico familiar da doença e 40 anos para homens negros com histórico familiar positivo). Aos participantes é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado aos programas sociais da Diocese, fortalecendo a campanha de solidariedade.
“O resultado sai em até duas semanas, e aqueles participantes que apresentarem alguma alteração serão convocados para realizar ressonância magnética. Os casos positivos seguirão para biópsia e, se confirmado o diagnóstico, para tratamento”, explica Medina.
O diretor também destacou a importância de unir prevenção à saúde e ação social: “Nesta campanha, não apenas cuidamos da saúde do homem, mas também contribuímos com quem mais precisa, reforçando nosso compromisso com a comunidade”.
O Sábado Sem Câncer de Próstata, pioneiro em campanhas de prevenção na cidade desde 1997, conta com o apoio do Laboratório Dasa, Santa Casa Saúde Piracicaba, Secretaria Municipal de Saúde e DRS X – Departamento Regional de Saúde.



