Salão de Humor de Piracicaba: Grande Prêmio vai para Rui Miranda
'Receber esse reconhecimento é muito especial, ainda mais com uma obra que propõe reflexão sobre o uso excessivo do celular e sobre como as novas tecnologias'
Rui Miranda, ao lado de sua escultura, com o troféu do Grande Prêmio Zélio de Ouro – Foto Christiano Diehl
Os vencedores do 52o Salão Internacional de Humor de Piracicaba foram anunciados durante o evento de abertura, no sábado (30), no Teatro Erotides de Campos, Engenho Central. São sete categorias. Caricatura teve como vencedor Emerson Boca (Estados Unidos); Cartum, Rafael Corrêa (Brasil); Charge, Alisson Affonso (Brasil); Tira, Rodrigo da Silveira (Brasil); Temática Justiça Climática, Carol Ito (Brasil); Escultura, Rui Miranda (Brasil); O Grande Prêmio foi concedido a Rui Miranda. O Prêmio Câmara Municipal ficou com Asier Sanz (Espanha), e o Prêmio Saúde Unimed, com Rafael Correia (Brasil).
O Salão concedeu ainda menções honrosas a Ulisses Araújo (Brasil), na categoria Caricatura; Danilo Yasigui (Brasil), em Tira; Cival Einstein (Brasil), em Cartum; Liuqiang (China), em Charge; Anne Derenne, em Temática; Marcos de Souza (Quinho) – Brasil, também em Temática; além de Arlete Nunes (Brasil) e Luiz Fernando Bertin (Brasil), ambos na categoria Escultura.
O artista baiano Rui Miranda, vencedor do Grande Prêmio, destacou a emoção de ver sua obra dialogando com o público. “Receber esse reconhecimento é muito especial, ainda mais com uma obra que propõe reflexão sobre o uso excessivo do celular e sobre como as novas tecnologias, inclusive as inteligências artificiais, podem roubar a nossa criatividade. Minha proposta é resgatar o valor do fazer manual e quebrar a barreira entre artista e espectador. A verdadeira conquista é ver as pessoas interagindo e completando o sentido da escultura, porque é isso que mantém a arte viva e transformadora”, afirmou.
PRÊMIO JÚRI POPULAR - As obras com menções honrosas estão concorrendo ao Prêmio Júri Popular, aberto após a cerimônia no site oficial salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. A votação vai até 21/09/2025, e o resultado será divulgado em 25/09/2025.
PROTOCOLO - Reconhecido internacionalmente, o Salão de Humor reafirma sua relevância em mais de cinco décadas como espaço de liberdade artística e crítica social. Além da mostra principal no Engenho Central, a programação do 52º Salão ocorre em outros espaços culturais de Piracicaba, com exposições paralelas, oficinas, palestras e atividades educativas para diversos públicos.
Representando o prefeito Helinho Zanatta, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi, ressaltou a importância do evento. “O Salão mostra a relevância desse trabalho para Piracicaba e também para além da cidade. É uma alegria ver artistas que, com inteligência e humor, conseguem retratar a nossa história e nos levar a refletir sobre a vida de forma criativa e sensível. Deixo os parabéns a todos os participantes e o abraço do prefeito Helinho, que está empenhado em fortalecer cada vez mais a cultura da nossa cidade”, afirmou.
O secretário de Cultura, Carlos Beltrame, ressaltou a dimensão internacional e o papel transformador do evento. “O Salão é mais do que uma exposição de obras, é um espaço de diálogo. Nesta edição, os trabalhos mostram como o humor gráfico pode refletir sobre os grandes temas do nosso tempo. Ele diverte, mas também denuncia, emociona e inspira. Piracicaba reafirma seu compromisso em manter vivo esse patrimônio cultural e em abrir suas portas ao mundo por meio da arte”, afirmou.
A mostra principal reúne 384 obras de 202 artistas de 22 países, inaugurada ao público no sábado, 30/08, no Armazém 14 do Engenho Central. As obras foram selecionadas entre 2.595 inscrições de 433 artistas de 47 países, ressaltando a diversidade de olhares e o alcance internacional.
O coordenador do Salão, Júnior Kadeshi, comentou:“O Salão é feito de alma e cor. Todos os anos, mais de 2.000 artistas de várias partes do mundo voltam seus olhares para Piracicaba e enviam seus trabalhos. Aqui transformamos essas ideias em uma grande exposição. É também um trabalho coletivo, que renasce a cada edição. O Salão não desiste, e nós também não. Por isso, há mais de 50 anos, ele segue firme, levando Piracicaba para o mundo.”
HOMENAGENS – A cerimônia teve aplausos prolongados e lágrimas ao lembrar Luís Fernando Veríssimo, escritor, cronista e cartunista, falecido no mesmo dia da abertura. Reconhecido pelo humor refinado e pelo olhar crítico sobre o cotidiano, ele já havia participado de edições anteriores do Salão. Também foi reverenciado Jaguar, cartunista e fundador de O Pasquim morto na semana passada. Jaguar foi um dos apoiadores do Salão desde a sua primeira edição e ajudou a consolidar Piracicaba como referência internacional do humor gráfico.
O piracicabano Roberto Antônio Cera (Cerinha), que também faleceu este ano, foi homenageado como guardião da memória do Salão, responsável por registrar sua história desde os primeiros anos. Outra homenagem emocionante foi para Eduardo Ducatti, servidor público que dedicou dez anos à organização do Salão e faleceu recentemente. Ele foi lembrado com aplausos e lágrimas pela plateia.
OLHAR AS NOVAS GERAÇÕES – Também no sábado foi aberto o 23º Salãozinho de Humor de Piracicaba, espaço dedicado a revelar novos talentos entre crianças e adolescentes. A mostra reúne produções que traduzem a visão das novas gerações sobre temas atuais e terá sua premiação em 12/10, Dia da Criança.
Entre os visitantes da abertura, duas participantes do Salãozinho destacaram a importância dessa experiência. Carolina Orlando Spruck, 11 anos, contou que ficou impressionada ao visitar a mostra principal. “Fiquei encantada com o tamanho da exposição e com a quantidade de obras diferentes. É muito legal ver artistas do mundo todo reunidos em um mesmo espaço, mostrando ideias tão criativas e importantes. Já participei do Salãozinho, mas ver a mostra principal de perto me fez perceber o quanto o humor pode ser forte e fazer a gente pensar”, afirmou.
Para Maria Orlando Lazzi, 14 anos, a visita marcou a realização de um sonho. “Sempre quis conhecer de perto o Salão. Me encantei principalmente com os cartuns e charges que mostram críticas ao cotidiano de um jeito criativo e diferente. Muitas dessas obras se parecem com a minha escultura no Salãozinho, que falava sobre o uso excessivo do celular. Isso me deixou ainda mais animada e já quero estudar e me preparar para, nos próximos anos, estar entre os artistas da mostra principal”, disse.
A programação completa do 52º Salão Internacional de Piracicaba pode ser conferida em: salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.
SERVIÇO – 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Exposição no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Até 02/11, com visitação gratuita de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Informações pelo telefone (19) 3403-2620 ou no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.