Salão de Humor de Piracicaba vence Prêmio Governador para as Artes 2025
Reconhecimento celebra os 52 anos de trajetória da mostra, que se tornou referência mundial no humor gráfico
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba venceu o Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025, na categoria Instituições Culturais. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de ontem (24), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, com direção artística de José Possi Neto.
Neste ano, o evento celebrou os 60 anos da Jovem Guarda e prestou homenagem à cantora Wanderléa, que recebeu a Medalha Tarsila do Amaral, principal condecoração cultural concedida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado. Os vencedores das 13 categorias receberam troféus assinados pelo arquiteto Ricardo Ohtake e prêmio em dinheiro no valor de R$ 35.500,00, exceto a categoria Instituições Culturais, dedicada a reconhecer trajetórias consolidadas, o caso do Salão de Humor de Piracicaba, que ficou apenas com o troféu.
Representaram Piracicaba na solenidade o secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, o coordenador do Salão de Humor, Júnior Kadeshi, e a secretária municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.
Para o secretário Carlos Beltrame, o reconhecimento reforça a importância do Salão para além das fronteiras municipais. “O Salão de Humor é um dos maiores patrimônios culturais de Piracicaba. Essa premiação reconhece sua trajetória de cinco décadas como espaço de liberdade, crítica e criatividade. É motivo de orgulho para toda a cidade e reforça nossa vocação cultural.”
Coordenador do Salão de Humor de Piracicaba há quase cinco anos e integrante da equipe há 15 anos, Júnior Kadeshi enfatizou o caráter coletivo da conquista. “O Salão de Humor é feito por pessoas que integram a equipe, pela Secretaria de Cultura, que nos incentiva, e pela Prefeitura, que assegura sua realização há 52 anos. Este prêmio não pertence apenas ao Salão de Humor, mas a todos os que o constroem: artistas gráficos de todo o mundo, técnicos, curadores e o público. É uma grande alegria ver esse reconhecimento, que reforça a relevância do Salão para Piracicaba, para o Estado de São Paulo e para o cenário internacional.”
Criado em 1974, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Com sede no Engenho Central, abriga o Centro Nacional de Humor Gráfico e já reuniu obras de mais de 90 países.
A 52ª edição do Salão de Humor de Piracicaba será realizada entre os dias 30/08 e 02/11, com entrada gratuita. As inscrições seguem abertas até 05/07 pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. O Salãozinho, voltado ao público infantojuvenil, recebe inscrições até 18/07.