Salão Internacional de Humor de Piracicaba, de 2024, concorre em duas categorias no 37º Troféu HQMIX
A 51ª edição é finalista como melhor Evento e melhor Exposição; documentário sobre a mostra também é finalista
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi indicado em duas categorias ao 37º Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil. A indicação refere-se ao 51º Salão, de 2024, que concorre como melhor Exposição e melhor Evento, reforçando sua relevância nacional e internacional no campo do humor gráfico.
O reconhecimento ao Salão também aconteceu no ano passado, quando o documentário 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi um dos vencedores do HQMIX. A produção resgatou a história da mostra competitiva de humor gráfico, criada durante a Ditadura Militar, e celebrou meio século de realizações ininterruptas do evento, completado em 2023.
O Troféu HQMIX chega à sua 37ª edição com a lista oficial de finalistas. Depois de quatro meses de análise sobre mais de 1.500 inscrições, o júri selecionou obras e autores que disputam em 28 categorias. Além das principais, também serão premiados trabalhos acadêmicos, projetos editoriais, homenagens e títulos de Grande Mestre.
A votação dos finalistas acontece de 10 a 25 de setembro, no site oficial do prêmio (www.hqmix.com.br). Podem votar mais de 2.000 pessoas habilitadas que atuam na área de quadrinhos no Brasil, entre artistas, editores, jornalistas e pesquisadores. O anúncio dos vencedores acontece até o fim de novembro, e a cerimônia de entrega está marcada para dezembro, em data e local que serão confirmados ainda em setembro.
Segundo o coordenador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Junior Kadeshi, a indicação reafirma a relevância do evento. “Estar novamente entre os finalistas do HQMIX mostra a força do Salão como espaço de criação, diversidade e troca cultural. É o reconhecimento de um trabalho coletivo que envolve artistas, curadores e o público que prestigia nossas mostras.”
O secretário Municipal de Cultura, Carlos Beltrame, também destaca o impacto da conquista. “O Salão de Humor é um patrimônio da cidade e ter sua importância reconhecida em âmbito nacional fortalece não apenas o evento, mas também a política cultural que desenvolvemos. Esse é um orgulho que compartilhamos com toda a população.”
DOCUMENTÁRIO - O documentário Traços do Amanhã, produzido pelo Chiaro Filmes e que conta a história do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, também é finalista do HQMIX na categoria Produção para Outras Linguagens. O filme retrata a trajetória do Salão a partir da visão de seus fundadores e projeta os caminhos para o futuro da mostra.
O TROFÉU - O HQMIX é organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e pelo Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG). O prêmio foi criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com o objetivo de premiar e divulgar a produção brasileira de quadrinhos, cartuns, charges e artes gráficas. O Troféu HQMIX se consolidou como referência para editores e autores, acompanhando a evolução da linguagem dos quadrinhos e do humor gráfico no país.