Santa Casa de Piracicaba celebra o Dia do Nutricionista destacando o papel essencial no cuidado hospitalar
Com ciência e cuidado, nutricionistas transformam a alimentação em parte essencial do tratamento hospitalar
Equipe atua desde a triagem até dietas especiais, assegurando qualidade e recuperação mais eficiente.
Com a premissa de que “cuidar da alimentação é também cuidar da vida”, a Santa Casa de Piracicaba comemora, em 31 de agosto, o Dia do Nutricionista, valorizando o papel fundamental desse profissional na promoção da saúde e no cuidado integral aos pacientes.
“No ambiente hospitalar, o nutricionista é peça-chave: ele atua desde a triagem e avaliação do estado nutricional até o planejamento de dietas personalizadas, garantindo suporte seguro e adequado, que contribui diretamente para a recuperação de cada paciente”, afirma a nutricionista coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Lilian Previtalli.
A Santa Casa conta atualmente com cinco nutricionistas, responsáveis pela coordenação de uma equipe de 110 profissionais, que diariamente produz cerca de 2 mil refeições. Essas refeições, cuidadosamente elaboradas, são distribuídas para pacientes, médicos e colaboradores, respeitando as necessidades específicas de cada perfil.
Além das dietas orais, o SND também é responsável pelas dietas enterais (administradas por sonda) e fórmulas infantis. No Lactário, por exemplo, são atendidos em média 804 crianças/mês que recebem fórmulas infantis, além do atendimento a aproximadamente 600 pacientes em terapia nutricional enteral mensalmente.
O atendimento clínico do nutricionista ocorre diariamente no âmbito hospitalar nas enfermarias, UTIs e clínica de nefrologia (hemodiálise) da Instituição. “O nutricionista avalia, orienta e garante que a terapia nutricional (oral, enteral ou parenteral) faça parte do tratamento, unindo segurança, sabor e ciência”, reforça Lilian. Segundo ela, o trabalho é desenvolvido de forma integrada com a equipe multiprofissional, contribuindo para melhores resultados clínicos, maior qualidade de vida e recuperação mais eficiente dos pacientes.
Outro aspecto essencial é a supervisão da Unidade de Alimentação e Nutrição, que assegura qualidade, segurança alimentar e adequação nutricional em todas as etapas, beneficiando pacientes, acompanhantes e colaboradores da Instituição.
Assistência a pessoas enfermas e sadias
O Santa Casa Saúde Piracicaba, operadora de planos de saúde da Instituição, também defende a “alimentação como ferramenta de saúde e vida”. Por meio dos atendimentos realizados no Saúde Inteligente, o beneficiário recebe assistência nutricional voltada tanto a indivíduos enfermos quanto a pessoas saudáveis.
A equipe de nutricionistas altamente especializadas atua em diversas frentes: prescrição dietética com complementos e suplementos nutricionais, registro de evolução dietoterápica em prontuário, palestras técnico-científicas e eventos, além de apoio às equipes médicas e de enfermagem nas atividades relacionadas à dieta dos pacientes.
Também contam com a atuação das nutricionistas os grupos de acompanhamento para cirurgia bariátrica, os programas Saúde em Equilíbrio, Educação em Saúde, Bem Viver e GADH – Grupo de Apoio aos Diabéticos e Hipertensos, além do suporte nutricional a gestantes, atividades educativas em empresas e atendimento domiciliar.