Santa Casa de Piracicaba completa 171 anos de história, acolhimento e compromisso com a vida
Uma trajetória construída com cuidado humano, inovação tecnológica e dedicação às pessoas
Inaugurado em 1935, o prédio da Santa Casa de Piracicaba foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Codepac - Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba
A Santa Casa de Piracicaba completa, no próximo dia 25 de dezembro, 171 anos de fundação, reafirmando sua trajetória como uma das mais importantes instituições de saúde do interior paulista. Ao longo de mais de um século e meio, o Hospital construiu uma história marcada pela solidariedade, pela fé, pela humanização do cuidado e pelo investimento contínuo em tecnologia e inovação a serviço da vida.
Fundada em 1854 por José Pinto de Almeida, a instituição acompanhou o crescimento da cidade e da região, mantendo-se fiel à sua vocação assistencial. Desde seus primeiros anos, se consolidou como espaço de acolhimento, cuidado e esperança, tornando-se referência para milhares de famílias ao longo das gerações, sempre incorporando avanços técnicos e científicos que ampliam a segurança e a qualidade da assistência.
Hoje, a Santa Casa é um hospital terciário, estrategicamente localizado em área central, onde concentra uma ampla e integrada estrutura assistencial, equipada com tecnologia diagnóstica e terapêutica de ponta, evitando que o paciente deixe o hospital para a realização de exames e procedimentos, garantindo mais agilidade, precisão e segurança no cuidado.
A Instituição mantém Pronto Atendimento 24 horas, Maternidade de Alto Risco, Pronto Atendimento Cardiológico (PAC), Pronto Atendimento Pediátrico (PAP) e serviços de alta complexidade nas áreas de Nefrologia (Hemodiálise), Neurologia, Cardiologia, Oncologia e Ortopedia, com protocolos assistenciais modernos, equipamentos de última geração e equipes multiprofissionais altamente capacitadas.
Conta com duas UTIs Adulto, UTI Cardiológica, UTI Pediátrica e UTI Neonatal, dotadas de monitorização contínua, suporte avançado à vida e recursos tecnológicos essenciais, estruturas fundamentais para a realização de cirurgias cardíacas e transplantes de córneas, consolidando o hospital como referência regional em procedimentos de alta complexidade.
Com 322 leitos — 200 deles destinados ao atendimento SUS — a Instituição direcionou no último ano mais de 82% de seus serviços ao Sistema Único de Saúde, atendendo pacientes de Piracicaba e de outras 25 cidades da região, um universo estimado de 1,5 milhão de habitantes, por meio de sistemas integrados de regulação, gestão hospitalar e controle assistencial, em parceria com a Central de Regulação de Vagas e a DRS-10.
Nos últimos 12 meses, o Hospital registrou uma média de 30 mil atendimentos mensais, sendo 25 mil deles pelo SUS. Esse volume expressivo de atendimentos é sustentado pelo trabalho de 1.949 funcionários e 379 médicos, atuantes em diversas especialidades médicas e cirúrgicas, alinhados à atualização científica contínua, à incorporação de novas tecnologias e à humanização do cuidado.
Além da estrutura técnica, assistencial e tecnológica, a Santa Casa se destaca pelo forte espírito de voluntariado que integra sua história. Atuam na Instituição, de forma voluntária, a Pastoral da Saúde, a Capelania Evangélica e a Capelania Espírita, levando conforto espiritual aos pacientes, além do Grupo de Vicentinas, responsável pela confecção de enxovais para bebês carentes que nascem no Hospital.
Segundo o provedor Alexandre Valvano Neto, celebrar 171 anos é reconhecer uma trajetória construída por gerações de profissionais, voluntários, parceiros e pela comunidade. “Uma história que atravessa o tempo, mantém sua essência e segue voltada ao futuro, aliando tradição, inovação tecnológica e cuidado humano, reafirmando diariamente seu compromisso com a vida”, considerou.



