Santa Casa de Piracicaba entre os 10 melhores trabalhos no Prêmio Fátima Conceição do Audhosp
Do prontuário à prática: precisão e eficiência no faturamento hospitalar
A coordenadora de faturamento, Amanda Damasceno; a coordenadora administrativa, Jacqueline Tedesco; e a supervisora de faturamento, Teresa Bilancieri
A Santa Casa de Piracicaba conquistou lugar de destaque entre os 10 trabalhos finalistas do Prêmio Fátima Conceição, promovido pelo Audhosp, durante o Congresso Nacional de Gestão Hospitalar, que prossegue até esta sexta-feira, 19 de setembro, em Águas de Lindóia. A premiação reconhece iniciativas inovadoras que contribuem para a evolução da gestão do faturamento hospitalar e a integração entre as áreas assistenciais e administrativas.
“Estamos muito felizes em representar a Santa Casa de Piracicaba neste evento tão nobre e enriquecedor. É uma grande satisfação compartilhar os resultados de um projeto desafiador, que demandou não apenas a mudança de rotinas, mas também uma verdadeira transformação cultural na equipe de faturamento”, destacou a coordenadora administrativa, Jacqueline Tedesco, autora do projeto ao lado da supervisora de faturamento, Teresa Bilancieri, e da coordenadora de faturamento, Amanda Damasceno.
Segundo ela, a estratégia adotada pela Santa Casa envolveu a incorporação de profissionais da enfermagem à equipe de faturamento, promovendo treinamentos técnicos e estreitando a comunicação com os médicos assistentes. Isso permitiu uma análise mais detalhada e precisa dos prontuários médicos, garantindo que todos os procedimentos realizados fossem corretamente faturados.
“O projeto trouxe ganhos concretos, como aumento do ticket médio das AIHs, redução do tempo de faturamento e maior integração entre as equipes médica e de faturamento, melhorando a qualidade das informações registradas nos prontuários”, complementou Jacqueline Tedesco.
Ela ressalta que, com empenho, dedicação e colaboração de cada membro, a instituição alcançou resultados expressivos, fortalecendo o faturamento e desenvolvendo uma equipe mais madura, unida e preparada para os novos desafios, com total apoio da alta gestão.
Ao falar sobre a importância do evento, Jacqueline Tedesco destacou que a participação da Santa Casa de Piracicaba neste 23º Audhosp evidencia o compromisso da instituição com a inovação, excelência no atendimento e a valorização de seus profissionais, consolidando sua posição de referência regional no setor de saúde.
Ela acrescentou que a instituição, filantrópica e sem fins lucrativos, com 170 anos de história, possui um complexo hospitalar moderno, com 322 leitos, sendo 200 destinados exclusivamente ao SUS. “No ano de 2024, a entidade registrou 13.244 internações e 257.389 atendimentos ambulatoriais pelo SUS, faturando em média 1.100 AIHs por mês”, finalizou.