Santa Casa de Piracicaba instala moderno arco cirúrgico
Equipamento foi adquirido com verba de emenda parlamentar do deputado Mário Frias
O arco cirúrgico está sendo utilizado na realização de cirurgias no centro cirúrgico do Hospital
A Santa Casa de Piracicaba acaba de receber mais um arco cirúrgico, também chamado de arco em C. Adquirido com a verba de R$400.000,00 destinada ao Hospital por emenda parlamentar do deputado federal Mário Frias (PL), o equipamento é utilizado durante cirurgias para visualizar em tempo real o campo cirúrgico e as estruturas internas do paciente através de raios X.
“Este equipamento permite que os cirurgiões visualizem, através de Raios-X, estruturas como ossos e vasos sanguíneos em tempo real, durante a cirurgia; fazendo com que a execução dos procedimentos seja menos invasiva e mais rápida, com incisões menores e menor tempo de recuperação”, disse o médico Edirson de Araújo Pereira Junior (CRM 112.570), chefe do Centro Cirúrgico.
Segundo ele, o equipamento é utilizado em uma variedade de especialidades médicas, incluindo ortopedia, cirurgia vascular, urologia e cardiologia, entre outras; permitindo uma visualização precisa e em tempo real da área operatória por meio de imagens radiológicas, de forma que os cirurgiões tenham uma visualização detalhada e precisa do interior do corpo do paciente sem a necessidade de abertura ampla da área operatória.
O médico explica que o Braço em C é a estrutura principal que abriga o tubo de raio-X e o intensificador de imagem, que converte os raios X em imagens visíveis em um monitor, permitindo que a equipe médica monitore todo o processo por meio da visualização das imagens em tempo real. “O equipamento dispõe também de um painel para controle da intensidade da radiação e o posicionamento do braço em C”, disse.
Ao agradecer ao deputado Mário Frias, o provedor Alexandre Valvano Neto lembrou que a Santa Casa de Piracicaba desempenha papel crucial no atendimento à saúde da população da região, especialmente daqueles que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele ressalta que o hospital conta com 10 salas cirúrgicas e o novo equipamento é fundamental para assegurar a oferta de tratamentos de maior qualidade e ainda mais segurança aos cerca de 670 procedimentos cirúrgicos e obstétricos/mês pelo SUS. “Essa aquisição trará maior eficiência operacional para a equipe médica durante o procedimento cirúrgico”, afirma o provedor.
Para ele, a utilização no novo arco cirúrgico não apenas aumenta a precisão dos procedimentos, reduzindo os riscos e complicações para os pacientes, mas também otimiza o tempo de cirurgia e contribui para a eficiência operacional do hospital. “Essa modernização tecnológica de infraestrutura fortalece a confiança da comunidade local no hospital como uma instituição de referência em cuidados de saúde, independentemente de sua condição socioeconômica”, finalizou o provedor.