Santa Casa de Piracicaba moderniza atendimento com tecnologias inovadoras
Soluções digitais aumentam segurança, agilidade e eficiência na assistência ao paciente
Bruno Conduta (esq) junto a representantes de setores envolvidos na implantação das novas tecnologias
A Santa Casa de Piracicaba vem se destacando pela modernização de seus processos, com a implementação de tecnologias que tornam o atendimento mais seguro, ágil e eficiente. As novas ferramentas integraram setores e otimizaram o trabalho das equipes, refletindo diretamente na qualidade da assistência aos pacientes.
O Prontuário Eletrônico (MV), premiado nacionalmente, centraliza todas as informações clínicas do paciente, permitindo acesso rápido e seguro aos dados. A digitalização garante continuidade do cuidado, maior precisão nas decisões médicas e organização das equipes de enfermagem.
Outro avanço importante foi a adoção dos carrinhos beira-leito com checagem eletrônica (Psicobox e MV). Com eles, os medicamentos são conferidos junto ao paciente, reduzindo riscos de erros e facilitando o controle de doses, além de tornar a rotina das equipes mais prática e ágil.
Na farmácia, a integração do sistema SOUL MV com Palm e Go Dash modernizou a gestão de estoque e a dispensação de medicamentos. Solicitações e prescrições chegam eletronicamente, dispensas são conferidas pelo palmtop e o estoque é atualizado automaticamente, o que aumenta a produtividade, reduz o tempo gasto em tarefas operacionais e garante mais precisão e economia.
A robotização da entrega de medicamentos (Alabia) é outro investimento que trouxe ainda mais eficiência. O robô transporta medicamentos e materiais da farmácia para os postos de enfermagem 24 horas por dia, garantindo rapidez, rastreabilidade e segurança nas entregas, além de reduzir deslocamentos da equipe e liberar tempo para que os profissionais se dediquem diretamente ao cuidado do paciente.
Segundo o gestor de TI da Santa Casa, Bruno Conduta, coordenador do processo de implantação das novas tecnologias, com essas inovações, a Santa Casa de Piracicaba reforça seu compromisso com tecnologia, qualidade e humanização. “Desta forma, o atendimento é cada vez mais seguro, eficiente e integrado, consolidando a referência da Santa Casa em gestão hospitalar moderna e inovadora”, considerou.
Ele revela que todos os itens inovadores foram inicialmente implantados na Farmácia Hospitalar, que integra os quatro serviços, consolidando-se como o ponto central das iniciativas.



