Santa Casa de Piracicaba participa da reestruturação do Programa Plante Vida
Instituído em 2007, até o momento, o Programa foi responsável pelo plantio de mais de 28 mil árvores em parceria com hospitais da cidade
Representantes da Prefeitura e hospitais da cidade durante encontro na Santa Casa de Piracicaba
A Santa Casa de Piracicaba sediou, no dia 1 de setembro, reunião para discutir a reestruturação e retomada do Projeto Plante Vida, iniciativa da Prefeitura em parceria com os hospitais da cidade que possuem maternidade.
O encontro abordou detalhes do retorno ao plantio das mudas, pré-agendado para o dia 20 de setembro, mês de início da primavera, e tratou das adaptações necessárias para readequar o projeto junto aos três hospitais envolvidos.
Segundo o Secretário Executivo do Meio Ambiente, Edson Marcos Bucci, o Programa foi instituído pela SEDEMA – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com o objetivo de promover reflorestamento urbano e fortalecer a educação ambiental.
“Ao longo da trajetória do Programa, já foram plantadas mais de 28 mil mudas, envolvendo crianças e a comunidade em ações de preservação ambiental”, destacou.
O secretário ressaltou que a iniciativa se trata de um resgate importante para a sociedade e fundamental ao meio ambiente, principalmente diante de problemas relacionados à qualidade do ar e às altas temperaturas.
“A cidade acolheu o programa e o meio ambiente precisa dele. Estamos juntos neste esforço coletivo, empreendido para recompor a flora da cidade e criar um marco histórico, permitindo que cada criança nascida em Piracicaba tenha uma árvore plantada em homenagem ao seu nascimento”, completou.
O encontro na Santa Casa foi coordenado pelo assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Edson Rizzi, responsável pelo restabelecimento do Programa. Ele destacou que as questões climáticas exigem atenção e que o programa será reiniciado com a participação dos três hospitais parceiros, promovendo engajamento social, ambiental e educativo.
A coordenadora da Comissão de Saúde Ambiental da Santa Casa, Luciana Zambon, reforçou a relevância do hospital no projeto. “Por ser referência regional e manter um alto número de nascidos, a Instituição é uma das maiores colaboradoras do programa em quantidade de árvores plantadas. É um projeto fantástico, que celebra a vida com o plantio de uma árvore em proteção e reconhecimento à força e à importância da natureza”, concluiu.