Santa Casa de Piracicaba participa do Plante Vida e reforça parceria com o SUS na saúde materno-infantil
Referência em partos de alto risco, Instituição participará do evento com informações sobre maternidade, cuidados e sustentabilidade
A coordenadora de recepção Francine Zarbetti e a coordenadora da Comissão de Saúde Ambiental, Luciana Zambom
Aos 170 anos de atuação, a Santa Casa de Piracicaba mantém como alicerce o amor ao próximo e o compromisso com a vida. Referência em partos de alto risco, a instituição realiza, em média, 2.040 partos anuais pelo SUS, atendendo gestantes de Piracicaba e outros 25 municípios da região.
Dentro de sua atuação socioambiental, a Instituição participa do Programa Plante Vida, que prevê o plantio de uma árvore para cada bebê nascido em sua maternidade, unindo saúde, cuidado e preservação ambiental.
O programa, que será retomado pela Prefeitura Municipal neste sábado, 20 de setembro, a partir das 9 horas, no Jardim Botânico, com a participação da Santa Casa, reforça o compromisso do Hospital com a comunidade e com a sustentabilidade.
A Instituição será representada pela coordenadora da Comissão de Saúde Ambiental, Luciana Zambom; e pela coordenadora de recepção Francine Zarbetti; além de representantes da operadora Santa Casa Saúde Piracicaba, sob o comando do diretor Othoniel Cavion. Para eles, o Programa Plante Vida simboliza a conexão essencial entre a vida que nasce e o cuidado com o meio ambiente.
“Para cada bebê que vem ao mundo em nossa maternidade, uma árvore é plantada — um gesto simples, mas repleto de significado. É a vida humana se unindo à vida da natureza, um compromisso com o presente e com o futuro da nossa comunidade”, disseram.
Além dos partos, a Santa Casa mantém diversas iniciativas voltadas à gestante, a exemplo das visitas quinzenais à Maternidade, abertas a gestantes de alto risco e a toda gestante que deseja conhecer o ambiente antes do parto. Após o nascimento, o bebê é apresentado aos familiares com segurança pela sala de amamentação.
A Santa Casa promove também Curso para Gestantes de Alto Risco (SUS), realizado em três edições anuais, com orientações essenciais para o cuidado com mãe e bebê. Sobre a Santa Casa de Piracicaba Instituição filantrópica e sem fins lucrativos, a Santa Casa é referência regional em atendimentos de alta complexidade, com atuação destacada na saúde materno-infantil. Sua missão alia cuidado, acolhimento e responsabilidade social, sempre com foco no respeito à vida e à sustentabilidade.