Santa Casa de Piracicaba promove Encontro de Familiares, Doadores e Receptores de Órgãos
Evento ocorre no sábado, 27 de setembro, na área de lazer do Hospital, com apoio do Santa Casa Saúde Piracicaba, e busca conscientizar sobre a importância da doação de órgãos
Representantes da CIHDOTT entregam solicitação de apoio ao diretor do Plano, João Orlando Pavão
Deflagrar ações de conscientização junto à sociedade e estimular a conversa entre familiares sobre a doação de órgãos estão entre os principais objetivos do 11º Encontro de Familiares, Doadores e Receptores de Órgãos, promovido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Piracicaba.
O evento será realizado no sábado, 27 de setembro, a partir das 9h, na área de lazer do Hospital, em celebração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, e conta com apoio máster da Operadora Santa Casa Saúde Piracicaba.
Segundo a enfermeira Cíntia Dias da Rocha, coordenadora da CIHDOTT, este ano o encontro ganha novo formato. “Ao invés de palestras no salão de convenções, teremos um ambiente ao ar livre, em meio ao verde, com apresentação musical e café da manhã de boas-vindas. Dessa forma, abrimos mais espaço para interações espontâneas e trocas de experiências entre profissionais, doadores, receptores e familiares”, explicou.
Na ocasião, Cintia Rocha terá uma breve fala sobre o que tem motivado a queda nas doações no Brasil e no mundo e o que fazer para aumentar esse número. Na sequência, o Hemonúcleo abordará o processo de doação de medula óssea.
Para ela, o encontro é também um ato de gratidão. “É uma oportunidade única para sensibilizar a população, mas sobretudo, para agradecer às famílias que, em um gesto de generosidade, autorizaram a doação dos órgãos de seus entes queridos, possibilitando que outras vidas prossigam”.
Além do encontro, a CIHDOTT promoverá ações internas de sensibilização junto aos colaboradores da Santa Casa, como a distribuição de mensagens nos totens do refeitório, abordagens nas unidades de trabalho e um quizz interativo com sorteio de brindes.
De acordo com o médico intensivista Wilson Balassini, coordenador médico da CIHDOTT, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, os órgãos mais demandados atualmente no Brasil são o rim (42.838 pessoas na fila), córneas (32.349) e fígado (2.387). “Apesar do número recorde de transplantes em 2024, a lista de espera ainda é grande e o tempo até a realização do procedimento continua sendo um desafio. Precisamos ampliar o número de doadores”, afirmou.
O vice-provedor e diretor do plano Santa Casa Saúde Piracicaba, João Orlando Pavão, destacou a relevância do engajamento coletivo: “Precisamos ter uma só voz neste momento para que as mais de 78 mil pessoas que aguardam na fila possam ser contempladas”.
Já o provedor da Santa Casa, Alexandre Valvano Neto, reforça a necessidade de diálogo dentro das famílias: “Para que as doações se multipliquem, é fundamental que as pessoas conversem com seus entes queridos e manifestem o desejo de serem doadores. Essa conversa pode salvar vidas”.
O evento conta ainda com o apoio da Relp Gráfica & Editora e da Davis Confecções.