Santa Casa de Piracicaba sedia capacitação regional sobre Segurança do Paciente
Evento promovido pelo DRS-X, GVS 20 e SESSP reuniu representantes de 26 municípios para fortalecer ações de qualidade e segurança na saúde
No destaque, Vanderlei Camargo Freitas, Moisés Taglieta, Luiz Buschinelli, Maria Cecilia Zambrana Curti e Márcia Corrêa Araújo
A Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba sediou, no dia 1º de outubro, uma importante capacitação regional voltada à Segurança do Paciente, reunindo representantes dos 26 municípios da regional. O evento foi promovido conjuntamente pelo Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS 10), pelo Grupo de Vigilância Sanitária (GVS 20 Piracicaba) e pelo Núcleo Gestor de Humanização e Segurança do Paciente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SESSP).
A iniciativa integra as ações do Programa de Qualidade e Segurança da SESSP, que visa fortalecer a cultura da segurança assistencial nos serviços públicos e privados de saúde em todo o estado.
A abertura do evento foi realizada pelos diretores das unidades organizadoras: Moisés Taglieta, diretor do DRS 10, e Luiz Alberto Buschinelli Carneiro, diretor do GVS 20 Piracicaba. Ambos destacaram a importância da integração entre Estado, municípios e instituições de saúde na construção de um sistema mais seguro, eficiente e humanizado. “A capacitação reafirma o compromisso do Estado e dos municípios com a melhoria contínua da qualidade da assistência e com a segurança do paciente como valor central da prática em saúde”, observaram.
O encontro teve como público-alvo os profissionais das Vigilâncias Sanitárias e dos estabelecimentos de saúde públicos e privados da região, com foco em atualização técnica, compartilhamento de experiências e fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente. A Santa casa de Piracicaba esteve representada no Encontro pela enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Milena Pessoa.
Durante a programação, Maria Cecilia Zambrana Curti, coordenadora do Núcleo Gestor de Humanização e Segurança do Paciente da SESSP, apresentou os principais pontos do Programa de Qualidade e Segurança da secretaria.
Em seguida, a médica Márcia Corrêa Araújo, especialista em monitoramento da segurança do paciente, conduziu uma capacitação técnica com base em 12 anos de notificações registradas no sistema Notivisa — ferramenta nacional para o acompanhamento de eventos adversos em serviços de saúde.
O período da tarde foi dedicado ao aprofundamento técnico com esclarecimento de dúvidas, troca de experiências e orientações práticas, fortalecendo o papel dos núcleos locais na promoção da segurança do paciente.
O evento contou ainda com a participação de autoridades regionais de saúde e especialistas da área, incluindo Érica Setten Pedronetti – Diretora de Planejamento do DRS 10, Vanderlei Camargo Freitas – Técnico do Núcleo Gestor de Humanização da SESSP e Luciana Godoy – Assessora Técnica de Saúde Pública do GVS 20 Piracicaba.