São Paulo mantém a liderança na produção de ovos no Brasil
Estado produziu cerca de 16,7 bilhões de ovos no ano passado
A produção de ovos no estado de São Paulo cresceu 7% em 2025, mantendo a tradicional liderança do produto. A exportação de ovos teve aumento de 19%, conforme os dados preliminares do Valor da Produção Agropecuária (VPA) Paulista.
No ano passado, a avicultura de postura no estado produziu cerca de 16,7 bilhões de unidades, o que representou um valor financeiro de R$ 7,2 bilhões. São Paulo possui uma participação de 35% no mercado nacional, posicionando-se à frente de outros estados, como Minas Gerais (10%), Espírito Santo (9%) e Pernambuco (7%).
Na exportação, São Paulo comercializou mais de 15 mil toneladas de ovos, com um faturamento de US$ 60,2 milhões. O Japão foi o principal destino (3,52 mil t), seguido pelos Estados Unidos (3,17 mil t) e México (3,14 mil t).
O Brasil está no ranking dos maiores produtores de ovos do mundo, ocupando o 7o lugar em 2025, enquanto ocupa lugar também no Top 10 internacional dos maiores consumidores do produto.
Desafios
Para a presidente da Câmara Setorial de Ovos e Derivados, Cristina Nagano, a cadeia produtiva granjeira enfrenta dois dos principais desafios: “o primeiro é o equilíbrio de mercado: com um alojamento elevado, a oferta é alta e segue imprevisível. Pode haver um aumento das exportações brasileiras, o que ajudaria a equilibrar, mas também existe o risco de sobrar ovos no comércio interno, o que pressiona os preços”, ressalta Nagano.
A cidade de Bastos (SP), com pouco mais de 20 mil habitantes, sozinha, é responsável por quase 11% da produção nacional, sendo chamada por isto de “Capital do Ovo”.
Segundo o diretor técnico da Granja Kakimoto, localizada em Bastos, Sérgio Kakimoto, “o ano de 2025 foi muito bom para nós, pois os preços estavam bem firmes durante o período todo. Já para 2026, a expectativa é ainda melhor, com o maior desafio de cuidar das aves, não deixar que elas adoeçam, pois a influenza aviária é uma ameaça constante”, frisou Sérgio Kakimoto.
“Por conta desta ameaça, os produtores vêm investindo de forma contínua em biosseguridade, com controles rigorosos, protocolos preventivos e monitoramento permanente, justamente para garantir que a região continue livre da doença”, conclui Cristina Nagano.
Pesquisa e inovação
Contribuindo com suas pesquisas para maior produtividade e melhor qualidade dos ovos, o Laboratório de Qualidade de Aves e Ovos (LAAVIZ) do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), localizado na cidade de Nova Odessa, desenvolve estudos nas áreas de nutrição, manejo, etologia, ambiência, bem-estar animal, fisiologia e qualidade de ovos, validando e transferindo tecnologias que contribuem para toda a cadeia produtiva.
Além das pesquisas, o LAAVIZ também presta serviço de avaliação de ovos, contribuindo para o trabalho de outras instituições ou empresas. São realizadas pelo laboratório as avaliações qualitativas (peso, cor de gema, espessura de casca, resistência de casca, unidade Haugh), centesimal (porcentagem de casca, gema, albúmen) e de casca (pigmentação, espessura, porosidade e densidade).
Concurso Estadual de Qualidade de Ovos
A Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo premia os melhores produtores de ovos do estado por meio do DO Concurso Estadual de Qualidade de Ovos. Em sua 1ª edição, ocorrida em em 2024 na cidade de Bastos, o objetivo traçado foi o de reconhecer a excelência na produção e incentivar a melhoria dos processos para atender todas as exigências do mercado, ganhando mais espaço para elevar a produtividade dos campos paulistas. A edição 2024 premiou os três melhores ovos do estado nas categorias: ovos brancos, vermelhos e de codorna.



