Viletim

Viletim

Saúde imunizou 8.577 pessoas contra a gripe no último sábado (24)

17 pontos de vacinação ficaram disponíveis para toda a população receber dose da vacina; mesmo assim, até o momento, apenas 31,55% da meta estabelecida pelo MS foi atingida

Avatar de Viletim
Viletim
mai 26, 2025
∙ Pago
1
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde imunizou 8.577 pessoas contra a gripe/influenza em ação especial da Estratégia Nacional de Vacinação no sábado (24), das 8h às 16 horas, quando equipes da Prefeitura atenderam em 17 pontos de vacinação espalhados por diversos locais da cidade.

Desde o início da estratégia de vacinação até o momento, foram imunizadas 58.807 pessoas na cidade, deste total, 33.986 são de grupos prioritários – gestantes, idosos e crianças menores de 6 anos – atingindo a cobertura de 31,55% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

A vacina continua disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), das 8h às 15 horas, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento. A vacina também segue disponível em horário estendido, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu, Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba, das 17h às 20h. Para receber o imunizante, é importante apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.

SERVIDOR PÚBLICO – Na última sexta-feira (23), a Secretaria de Saúde também realizou estratégia de vacinação contra a gripe para todos os servidores públicos que trabalham no prédio do Centro Cívico. Na oportunidade, 378 pessoas foram imunizadas.

DECRETO – Com o avanço da sazonalidade de vírus respiratórios e da alta nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e infecções virais, principalmente de crianças, a Prefeitura de Piracicaba decretou emergência em saúde pública no município em 19/5. O decreto nº 20.472/2025 visa ampliar a capacidade de resposta da rede assistencial e evitar a desassistência da população mais vulnerável, especialmente crianças.

Além disso, está instalado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) Sintomáticos Respiratórios Piracicaba para monitoramento e gestão da situação de emergência em saúde pública declarada. A coordenação do centro de operações é de responsabilidade do secretário municipal de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, e da secretária-executiva de Atenção Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Luciana Canetto.

O estado de emergência terá a vigência de 120 dias, podendo ser prorrogado conforme evolução dos indicadores epidemiológicos no município.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura