Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Secretaria de Turismo planeja lançamento do mapa cervejeiro de Piracicaba

Secretaria de Turismo planeja lançamento do mapa cervejeiro de Piracicaba

Pasta disponibilizará formulário para preenchimento de dados sobre as cervejarias

Avatar de Viletim
Viletim
jun 05, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Secretaria de Turismo planeja lançamento do mapa cervejeiro de Piracicaba
1
Compartilhar
Clarissa Quiararia, secretária de Turismo, com Mariana Piacentini, da Pira Cerva, e Marcelo Basso, da Rota Cervejeira

Com o intuito de fomentar o turismo cervejeiro no município, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo, lançará no segundo semestre deste ano o mapa cervejeiro da cidade. Este mapa ficará à disposição do público tanto em arquivo físico quando em arquivo digital, facilitando o acesso às informações. A iniciativa foi tratada na manhã desta quarta-feira, 4/06, em reunião entre a titular da Pasta e representantes da Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba (Piracerva) e da Rota Cervejeira.

“Piracicaba já está inserida no mapeamento das rotas cervejeiras do Estado de São Paulo, então agora queremos dar mais visibilidade a este tipo de turismo, atraindo visitantes, mostrando a produção artesanal da cidade e movimentando a nossa economia”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

De acordo com a Piracerva, existem em Piracicaba 15 cervejarias, sendo 13 delas com produção no município e as outras duas em cidades da região turística Serra do Itaqueri, na qual Piracicaba está inserida. Mariana Piacentini, diretora de eventos da Piracerva, observa que esse mapa cervejeiro será importante tanto para os turistas quanto para as cervejarias. “Os turistas poderão se informar de maneira prática com o mapa e, além disso, é mais um recurso para dar visibilidade às cervejarias”, comentou.

“Uma de nossas diretrizes de trabalho, estabelecidas quando do lançamento do projeto em março de 2023, no Simespi, visava exatamente o desenvolvimento econômico de Piracicaba nos campos industrial, turístico e gastronômico, transformando Piracicaba num polo cervejeiro. É gratificante constatar que os trabalhos estão evoluindo, apresentando frutos e se consolidando”, diz Carlos Alberto Zem, gestor da Cadeia Produtiva da Indústria de Máquinas, Equipamentos e Serviços para Cervejarias (CPLCerva), projeto implementado pelo Simespi.

Para o lançamento do mapa cervejeiro, então, a Secretaria de Turismo disponibilizará nesta semana, por meio da Piracerva, um formulário para preenchimento de dados sobre as cervejarias, como histórico, endereço, capacidade de público, entre outros. “Vamos fazer este levantamento de informações para fornecer ao público dados consistentes que poderão auxiliar no planejamento de quem se interessar em conhecer as cervejarias, para que possam fazer visitas com guias e agências e também autoguiadas”, explicou Clarissa.

Quem tem a mesma opinião é o criador e organizador da Rota Cervejeira em Piracicaba, Marcelo Basso. “A cultura cervejeira movimenta a cidade. Percebemos isso pela procura que temos pela rota, então, o mapa cervejeiro vem para colaborar com esta atividade e ajudar os moradores de Piracicaba interessados na bebida e os turistas, que poderão se situar no município e se programar para incluir no roteiro as cervejarias que desejarem”, disse.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar