Segue até o dia 7 a 9ª Semana Municipal de Aleitamento Materno
Organizadas pelo Comitê Municipal de Aleitamento Materno e instituições parceiras, atividades valorizam a prática da amamentação
O Comitê Municipal de Aleitamento Materno, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e instituições parceiras realizam até o dia 7 de agosto a 9ª Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM). Com o tema Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis, inspirado pela Aliança Mundial para a Ação em Aleitamento Materno (WABA).
O evento envolve profissionais, famílias, estudantes e gestores em ações que valorizem a prática do aleitamento como direito fundamental e importante para a saúde da criança, da mulher e do planeta.
A programação inclui uma série de atividades gratuitas que promovem troca de conhecimentos, acolhimento e visibilidade à amamentação. A abertura oficial ocorreu na manhã de sexta-feira (1º), no Teatro do Sesc Piracicaba e foi destinada a profissionais da saúde, educação, assistência e comunidade. À tarde, aconteceu evento científico com os palestrantes Moises Chencinski e Manuella Godoy.
No sábado (2), o Sesc recebe uma roda de conversa com famílias, mediada pelo pediatra Moises Chencinski e o grupo Amar é Elo, que oferece um espaço acolhedor para bebês.
Mamaço
No dia 5, às 14 horas, ocorre o tradicional Mamaço no Galpão 17 do Engenho Central, com amamentação coletiva, atividades culturais e recreativas.
Estudantes universitários podem participar da SMAM Universitária no dia 7, das 19h às 21h45, na Universidade Anhembi Morumbi (Av. Rio das Pedras, 1.601). As inscrições estão abertas pelo link https://encurtador.com.br/icUJ3.
Durante todo agosto, mês conhecido como Agosto Dourado pelo Ministério da Saúde, haverá capacitação para técnicos de enfermagem da rede básica municipal, reforçando o compromisso com a atualização profissional.
No dia 17 acontece a 2ª Caminhada Dourada em parceria com a Corrida Corta Mato e o Escritório Nova Era. A concentração será às 7h15 em frente ao Prédio Central da Esalq/USP com largada às 8 horas. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link https://forms.gle/JrPH7r8tTwJTFUio8.
Além disso, três ônibus circulam pela cidade com adesivos alusivos à Mamanalgesia, fruto da parceria entre o Comitê Municipal de Aleitamento Materno e o CdVac Vacinas.