Semae abre licitação para construção de dois novos reservatórios de água; investimento de R$ 12,9 milhões
Equipamentos serão instalados no Centro de Reservação Torre de TV e vão beneficiar cerca de 140 mil pessoas das regiões de Unileste, Uninorte, Santa Rosa e bairros adjacentes
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba abre edital de concorrência eletrônica nº 06/2025 para contratar empresa especializada na construção de dois novos reservatórios metálicos, com capacidade total de seis milhões de litros, no Centro de Reservação Torre de TV.
O investimento previsto é de R$ 12,9 milhões e a obra beneficiará cerca de 140 mil moradores das regiões de Unileste, Uninorte, Santa Rosa e bairros adjacentes. As informações estão disponíveis no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 19/10, e nos sites semaepiracicaba.sp.gov.br e https://bnc.org.br/.
Ronald Pereira, presidente do Semae, destacou que a iniciativa faz parte do planejamento estratégico do prefeito Helinho Zanatta para melhorar o abastecimento de água na cidade. “Esta obra tem como principal objetivo fortalecer a rede de abastecimento de água que serve as áreas abrangidas pelos sistemas Torre de TV ao Uninorte e Santa Rosa à Vila Rezende. A nova estrutura permitirá o abastecimento do Reservatório Unileste por gravidade, aliviando a sobrecarga que atualmente recai sobre o Sistema Marechal-Paulicéia”.
Hoje, o Centro de Reservação conta com um reservatório de fibra de vidro de 200.000 litros e outros dois reservatórios de 100.000 litros cada, que se mostram insuficientes para atender à demanda crescente da população. O projeto também inclui a revitalização dos sistemas existentes.
Com prazo de 12 meses para execução dos serviços, segundo o edital, serão construídos dois novos reservatórios em estrutura metálica com diâmetro de 12,5 metros e altura de 27 metros – com capacidade de 3 milhões de litros cada – e também incluem serviços civis e hidráulicos, como a interligação da adutora Capim Fino/Torre de TV, que está em fase de execução. Essa adutora será responsável pelo abastecimento dos novos reservatórios, além de garantir a conexão com a futura adutora de alimentação do Reservatório Unileste.
Além disso, ambas as adutoras contarão com macromedidores de vazão, permitindo um controle operacional mais eficiente. Essa obra é essencial para atender o crescimento populacional e a demanda projetada para os próximos anos na região.