Semae dará início à revisão do plano de combate à perda de água na rede pública
Objetivo é reduzir de 54% para 25% em dez anos; empresa contratada tem prazo de 12 meses para entrega do diagnóstico que vai nortear os trabalhos
Prefeito Helinho Zanatta e o presidente do Semae Ronald Pereira durante recente visita as obras de ampliação da ETA Capim Fino
O Semae Piracicaba dará início à revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas no Sistema de Abastecimento Público. O objetivo é reduzir das perdas d´água tratada no município dos atuais 54% para 25% em até dez anos. O edital de contratação da A2N Engenharia e Soluções Sustentáveis Ltda será publicado hoje (23) no Diário Oficial do Município. O prazo para a conclusão é de 12 meses e o investimento será de R$ 743.215,12, com recursos do Comitês PCJ e Fehidro e contrapartida da autarquia.
A revisão do plano inclui a modernização da setorização da rede, a implantação ou melhoria da macromedição, o gerenciamento de pressão, pesquisas de vazamentos, diagnósticos dos hidrômetros e tubulações, além do levantamento das perdas financeiras e definição dos investimentos necessários. Também serão analisadas as condições das unidades operacionais, como Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações de Tratamento de Lodo (ETLs) e estações elevatórias.
Ronald Pereira, presidente do Semae, ressaltou que esta é a primeira atualização do plano desde 2014. “A administração do prefeito Helinho Zanatta já vem realizando obras para aprimorar a setorização e reduzir perdas. Com a contratação deste plano estratégico, o Semae poderá intensificar essas ações com investimentos mais robustos e planejados, garantindo assim a eficiência no abastecimento à população”, concluiu Ronald Pereira.



