Semae usa método não destrutivo para a troca de 19,7km de rede e adutoras em Santa Terezinha
Obra, com impacto reduzido no pavimento, tem como objetivo a redução das perdas d´água; investimento previsto de R$ 28,5 milhões
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba abriu edital de concorrência para as obras de substituição de redes de distribuição de água, troca de ramais pelo Método Não Destrutivo (MND) e substituição de adutora de água tratada, referente ao projeto de redução de perdas e setorização no bairro Santa Terezinha, com previsão de investimento na ordem de R$ 28,5 milhões para troca de 19,7 quilômetros de tubulação.
A nova rede vai beneficiar mais de 80 mil pessoas na região Norte da cidade, segundo o governo municipal. As informações completas da licitação estão no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (26), no site semaepiracicaba.sp.gov.br e no link clique aqui!
O diferencial do projeto, conforme explica Ronald Pereira, presidente do Semae, é a substituição da rede com o sistema Pipe Bursting (quebra de tubos), inédita no serviço de água da cidade. O método visa a substituição de tubulações enterradas sem a necessidade de escavação, quebrando o tubo antigo e inserindo um novo em seu lugar, por meio de um cabeçote expansor para romper o tubo existente enquanto puxa o novo tubo simultaneamente, ou seja, sem a necessidade de abertura de grandes buracos que venham a provocar grandes danos ao pavimento das vias, deixando, também, o trabalho mais dinâmico e ágil.
“Muitas pessoas reclamam dos enormes buracos que as equipes abrem quando precisam fazer este tipo de obra e também dos reparos no asfalto após a instalação, que acabam dificultando, principalmente, a vida dos motoristas. Este novo sistema vem para minimizar estes impactos de forma significativa”, destacou.
O prefeito Helinho Zanatta destacou que o novo método vai agilizar os trabalhos. “Queremos causar o menor impacto possível na vida da população com estas obras e, por isso, trouxemos um método moderno e ágil em sua execução, sem transtornos graves aos moradores”, enfatizou.
A obra está prevista para acontecer em 18 meses e dividida em duas fases. Na primeira, com duração de oito meses, acontece a substituição de redes distribuição de abastecimento em Santa Terezinha no total de 14,9km por MND; a segunda, com 10 meses, acontece a substituição de duas adutoras de cimento amianto de 300mm por uma adutora de 500mm em material de ferro fundido com extensão de 4,8km. Nas duas fases serão trocados 2.046 ramais.